• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2010.tde-23052010-152838
Documento
Autor
Nome completo
Paulo Ivan de Mello
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Francischini, Paulino Graciano (Presidente)
Alvarenga-Netto, Clovis Armando
Medeiros Júnior, Alberto de
Título em português
Impactos da adoção da gestão por processos em empresas seguradoras brasileiras.
Palavras-chave em português
Brasil
Gestão por processos
Seguros
Resumo em português
Inúmeras organizações, em todo o mundo, estão adotando a gestão por processos como forma de aumentar sua produtividade e conseguir resultados mais eficazes com um tempo de resposta menor como forma a responder às ofertas da concorrência. Entre as empresas prestadoras de serviços, foi identificado que em função de suas complexas regras de contratos, o mercado segurador se destaca no mercado em que se encontra o maior crescimento de participação no PIB brasileiro. Com o propósito de observar o impacto que a implementação de software de gestão por processos pode efetuar em organizações que adotaram gestão por processos e seus benefícios, foram delimitadas pesquisas com as sete maiores seguradoras do mercado brasileiro. Utilizando-se de pesquisa com estudo de caso múltiplo, foram avaliados os impactos, benefícios e maturidade destas seguradoras e comparados entre elas de forma a ter a consolidação do entendimento se estas práticas estão condizentes com o que são propostos pelos diversos autores. Temos como conclusão que os resultados foram positivos nas organizações avaliadas, de forma a demonstrar a efetividade das ações, porém com limitações conforme o nível de maturidade encontrada.
Título em inglês
Impacts based on the adoption of the business process management in Brazilian insurance companies.
Palavras-chave em inglês
Business automation
Business process management
Insurance
Productivity and costs
Resumo em inglês
The adoption of Business Process Management (BPM) tools has increased significantly in organizations around the world with promises to reduce cost, improve productivity and quality and it is not different in Brazil. As insurance market is one of the fastest-growing segments in the country, their operations are based on complex business rules and improvement of their process and operations is mandatory to remain competitive in a globalized market. Based in multiple case study research with the biggest insurance companies in Brazil, compare maturity before and after BPM tools implementations and assesses if the main benefits provided by the use of Business Process Management tools implementation were identified in these organizations. The results were positive and consistent in all insurance companies that participate of this research.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
x.pdf (1.42 Mbytes)
Data de Publicação
2010-12-16
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.