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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2006.tde-23042007-150637
Documento
Autor
Nome completo
Clovis Eduardo Nunes Hegedus
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Fleury, Afonso Carlos Corrêa (Presidente)
Carvalho, Marly Monteiro de
Csillag, João Mario
Miguel, Paulo Augusto Cauchick
Yu, Abraham Sin Oih
Título em português
A introdução de novos produtos e o processo de difusão das inovações na estratégia das empresas: uma análise de bens duráveis.
Palavras-chave em português
Bens duráveis
Difusão de inovações
Domicílios
Eletrodomésticos
Estratégia empresarial
Inovações
Novos produtos
Resumo em português
O trabalho trata da difusão das inovações, explorando conceitos já discutidos pela literatura pertinente. A revisão dessa literatura foi feita tanto nos modelos qualitativos quanto nos quantitativos, o que permitiu verificar que o tema é bastante amplo e de grande importância para a sociedade e as empresas. Diferentes áreas como Sociologia, Antropologia, Marketing, Economia, Administração e Engenharia de Produção; foram analisadas para identificar como o fenômeno da difusão é estudado. A inovação é um tema presente em todas as corporações modernas, seja pela pressão mercadológica ou tecnológica, portanto, é considerada fundamental para o sucesso de uma organização. Assim, o trabalho explorou como as empresas tratam sua estratégia de inovar, quando e se incorporam conceitos sobre difusão das inovações na sociedade, de forma a aumentar as chances de sucesso de um novo produto. Foi estudado o comportamento da difusão dos seguintes bens duráveis nos domicílios brasileiros: televisores, rádios, geladeiras, freezer e filtros de água; e também a existência de canalização interna de água. Para suportar esse estudo, foram consultadas as diversas pesquisas realizadas periodicamente pelo IBGE, como Censos Decenais, PNADs, POF, seja na forma impressa ou em base eletrônica de dados, como na análise de microdados (resultados brutos das entrevistas), os quais foram processados com o auxílio de software estatístico SPSS. Foram identificadas as curvas de difusão dos itens citados, na seguinte seqüência: total do Brasil, segmentado em área urbana e rural e segmentando a população em cinco diferentes classes de renda. Em seguida os resultados foram submetidos à análise estatística de freqüência, de eventuais correlações entre os grupos de inovações, nas classes de renda e entre classes de renda, assim como a adesão de algumas das curvas de difusão em relação às propostas dos modelos teóricos. Os resultados permitem assumir que a classe de renda mais alta desempenha um importante papel no processo de difusão das inovações, podendo seu comportamento servir de indicador para o processo que ocorrerá nas outras camadas de renda. Complementarmente, e para suportar algumas das afirmações feitas ao longo do trabalho também foram realizadas pesquisas de preços de diferentes eletrodomésticos desde 1960, em seus valores históricos, corrigidos pelo índice IPC-FIPE SP e pela quantidade de salários mínimos vigentes na época. O trabalho resultou na proposta de dois modelos: um representando o papel da classe de renda mais alta em relação ao processo de difusão das inovações e um segundo, com base no primeiro, representando como incorporar o processo de difusão das inovações na estratégia das empresas. Como conclusão final é possível afirmar que os resultados devem auxiliar as empresas na administração de uma inovação, permitindo monitorar as tendências que deverão se projetar no restante do ciclo de vida do produto.
Título em inglês
Company new product launching strategy and the diffusion of innovations: a durable goods analysis.
Palavras-chave em inglês
Companies' strategies
Diffusion of innovations
Durable goods
Home appliances
Houses
Innovations
New products
Resumo em inglês
The thesis is dealing with diffusion of innovations, exploring the subjects in many of their studies. The scope of this literature review has included both qualitative and quantitative models, allowing the perception of the enormous efforts already done in such area, as well as their importance. The research has included different areas, as Sociology, Anthropology, Marketing, Economy, Administration, Production Engineering, checking how they take care about this theme. Modern corporations assume innovation discussions as a result of nowadays technology and market pressure, assuming their impact for successful organizations. So, the work explores how companies deal with their innovation strategy, when and if diffusion of innovation concepts is considered in order to increase their new product success. The study checked the following durable goods diffusion response in Brazilian houses: TV sets, radios, refrigerators, freezers and water filters, complemented by how home water canalization diffusion happened. Researches previously made by IBGE - Statistic and Geography Brazilian Institute - as decennial census, PNADs, POF supported the work, in their printed or electronic forms, even in the original research data. SPSS was used to support data treatment. Diffusion curves of the above mentioned items were researched, in the following patterns: Brazil, split in rural and urban areas, and divided into five different incoming revenues. Frequencies and correlations among innovation groups, incoming revenues results were analyzed, as well as the adherences against the theorized distributions. The results afford to assume that richest people have an important point in innovation diffusion processes, and their behavior can be used as an indicator to the other incoming revenues categories. To support some thesis conclusions, home appliances prices were researched since 1960, in historical values, updated by IPC-FIPE - SP index and by minimum wage quantities at the time the price were published. The work has proposed two models: the first modeling the top wage incoming behavior in the diffusion of innovation process and the second model, supported by the first, representing how companies' strategy should care about innovation diffusion. As a final conclusion it is possible to say the results should help organizations in the new product administration responses, by monitoring the tendencies and projecting them in the future product life cycle.
 
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Data de Publicação
2007-08-21
 
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