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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2010.tde-21102010-113332
Document
Auteur
Nom complet
Vanessa de Lima Ferreira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Salerno, Mario Sergio (Président)
Carnevalli, José Antonio
Lourenção, Paulo Tadeu de Mello
Titre en portugais
A estratégia na relação como os fornecedores na indústria aeronáutica brasileira: o caso da Embraer.
Mots-clés en portugais
Indústria aeronáutica
Parceria
Relacionamento fabricante-fornecedor
Resumé en portugais
Este trabalho aborda a estratégia na relação com os fornecedores em empresas de alta tecnologia e produtos complexos. Para tanto, foi tomado o caso da fabricação de aeronaves produzidas pela Embraer, que se destacou pela sua estratégia de parceria com seus fornecedores, principalmente na linha dos produtos das Famílias ERJ 145 e E-Jets. No entanto, na sua última linha de produtos, o que se percebe é uma estratégia diferenciada no seu modo de se relacionar com seus fornecedores, o que levou à questão da pesquisa. O presente trabalho discute as opções de relacionamento com fornecedores, do simples fornecimento ao compartilhamento de investimentos e riscos, e as racionalidades subjacentes. As técnicas utilizadas para elaborar o trabalho foram observação direta e pesquisa em dados secundários, revistas especializadas, web sites vinculados à indústria aeronáutica e associações, artigos acadêmicos e documentos da empresa. Além disso, foram conduzidas entrevistas semi-estruturadas, com empregados e ex-empregados da empresa, inclusive diretores. Os resultados mostram que, apesar de as grandes empresas como Boeing e Airbus terem adotado o modelo de parceria de risco desenvolvido pela empresa em estudo, esta hoje adota um modelo híbrido, com foco em lições anteriormente aprendidas na relação com fornecedores.
Titre en anglais
The strategy relationship with suppliers in the aeronautic industry in Brazil: the Embraer case.
Mots-clés en anglais
Aeronautic industry
Buyer-supplier relationship
Partnership
Resumé en anglais
This paper discusses the strategy for relationship with the suppliers at high-tech and complex product companies. Therefore, the case studied was the manufacture of aircraft produced by Embraer and its unique strategy of partnering with suppliers, mainly when dealing the products of the ERJ145 and E-Jets families. In the company's latest line of products a particular strategy is observed in terms of relationship with suppliers, which led to our research question. This paper discusses the options of supplier relationships, from simple supply to shared investments and risks, and the rationales that underly them. The techniques used in this study were direct observation and research on secondary data, journals, websites linked to the aircraft industry and associations, academic papers, and the company's documents. In addition, semi-structured interviews were conducted with both current and former employees. The results show that despite the fact that large companies like Boeing and Airbus use the partnership model of risk adopted by the company under study, Embraer is currently adopting a hybrid model focusing on lessons learned earlier in its supply chain.
 
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Date de Publication
2010-12-08
 
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  • FERREIRA, Vanessa L., SALERNO, Mario S, e LOURENCAO, Paulo. T. M. As estratégias na relação com fornecedores: o caso Embraer [doi:10.1590/S0104-530X2011000200001]. Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso) [online], 2011, vol. 18, p. 221-236.
  • FERREIRA, Vanessa L., e SALERNO, Mario S. A estratégia na relação com fornecedores: o caso da Embraer. In XXIX Encontro nacional de Engenharia de Produção, Salvador, 2009. Anais do ... Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Proceedings ... International Conference on Production Engineering and Operations Management.Salvador : Aberpro - CDROM e site, 2009. Dispon?vel em: http://www.abepro.org.br.
  • FERREIRA, Vanessa L., SALERNO, Mario S, e LOURENCAO, Paulo. T. M. Parcerias Estratégicas na Indústria Aeronáutica Brasileira. In XIII SIMPOI - Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, São Paulo, 2010. Redes de operações globais: oportunidades e desafios.São Paulo : EAESP-FGV, 2010. Dispon?vel em: http://www.fgv.br/simpoi.
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