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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2010.tde-21102010-113332
Documento
Autor
Nome completo
Vanessa de Lima Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Salerno, Mario Sergio (Presidente)
Carnevalli, José Antonio
Lourenção, Paulo Tadeu de Mello
Título em português
A estratégia na relação como os fornecedores na indústria aeronáutica brasileira: o caso da Embraer.
Palavras-chave em português
Indústria aeronáutica
Parceria
Relacionamento fabricante-fornecedor
Resumo em português
Este trabalho aborda a estratégia na relação com os fornecedores em empresas de alta tecnologia e produtos complexos. Para tanto, foi tomado o caso da fabricação de aeronaves produzidas pela Embraer, que se destacou pela sua estratégia de parceria com seus fornecedores, principalmente na linha dos produtos das Famílias ERJ 145 e E-Jets. No entanto, na sua última linha de produtos, o que se percebe é uma estratégia diferenciada no seu modo de se relacionar com seus fornecedores, o que levou à questão da pesquisa. O presente trabalho discute as opções de relacionamento com fornecedores, do simples fornecimento ao compartilhamento de investimentos e riscos, e as racionalidades subjacentes. As técnicas utilizadas para elaborar o trabalho foram observação direta e pesquisa em dados secundários, revistas especializadas, web sites vinculados à indústria aeronáutica e associações, artigos acadêmicos e documentos da empresa. Além disso, foram conduzidas entrevistas semi-estruturadas, com empregados e ex-empregados da empresa, inclusive diretores. Os resultados mostram que, apesar de as grandes empresas como Boeing e Airbus terem adotado o modelo de parceria de risco desenvolvido pela empresa em estudo, esta hoje adota um modelo híbrido, com foco em lições anteriormente aprendidas na relação com fornecedores.
Título em inglês
The strategy relationship with suppliers in the aeronautic industry in Brazil: the Embraer case.
Palavras-chave em inglês
Aeronautic industry
Buyer-supplier relationship
Partnership
Resumo em inglês
This paper discusses the strategy for relationship with the suppliers at high-tech and complex product companies. Therefore, the case studied was the manufacture of aircraft produced by Embraer and its unique strategy of partnering with suppliers, mainly when dealing the products of the ERJ145 and E-Jets families. In the company's latest line of products a particular strategy is observed in terms of relationship with suppliers, which led to our research question. This paper discusses the options of supplier relationships, from simple supply to shared investments and risks, and the rationales that underly them. The techniques used in this study were direct observation and research on secondary data, journals, websites linked to the aircraft industry and associations, academic papers, and the company's documents. In addition, semi-structured interviews were conducted with both current and former employees. The results show that despite the fact that large companies like Boeing and Airbus use the partnership model of risk adopted by the company under study, Embraer is currently adopting a hybrid model focusing on lessons learned earlier in its supply chain.
 
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Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-12-08
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • FERREIRA, Vanessa L., SALERNO, Mario S, e LOURENCAO, Paulo. T. M. As estratégias na relação com fornecedores: o caso Embraer [doi:10.1590/S0104-530X2011000200001]. Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso) [online], 2011, vol. 18, p. 221-236.
  • FERREIRA, Vanessa L., e SALERNO, Mario S. A estratégia na relação com fornecedores: o caso da Embraer. In XXIX Encontro nacional de Engenharia de Produção, Salvador, 2009. Anais do ... Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Proceedings ... International Conference on Production Engineering and Operations Management.Salvador : Aberpro - CDROM e site, 2009. Dispon?vel em: http://www.abepro.org.br.
  • FERREIRA, Vanessa L., SALERNO, Mario S, e LOURENCAO, Paulo. T. M. Parcerias Estratégicas na Indústria Aeronáutica Brasileira. In XIII SIMPOI - Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, São Paulo, 2010. Redes de operações globais: oportunidades e desafios.São Paulo : EAESP-FGV, 2010. Dispon?vel em: http://www.fgv.br/simpoi.
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