• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2010.tde-21102010-113332
Documento
Autor
Nombre completo
Vanessa de Lima Ferreira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Salerno, Mario Sergio (Presidente)
Carnevalli, José Antonio
Lourenção, Paulo Tadeu de Mello
Título en portugués
A estratégia na relação como os fornecedores na indústria aeronáutica brasileira: o caso da Embraer.
Palabras clave en portugués
Indústria aeronáutica
Parceria
Relacionamento fabricante-fornecedor
Resumen en portugués
Este trabalho aborda a estratégia na relação com os fornecedores em empresas de alta tecnologia e produtos complexos. Para tanto, foi tomado o caso da fabricação de aeronaves produzidas pela Embraer, que se destacou pela sua estratégia de parceria com seus fornecedores, principalmente na linha dos produtos das Famílias ERJ 145 e E-Jets. No entanto, na sua última linha de produtos, o que se percebe é uma estratégia diferenciada no seu modo de se relacionar com seus fornecedores, o que levou à questão da pesquisa. O presente trabalho discute as opções de relacionamento com fornecedores, do simples fornecimento ao compartilhamento de investimentos e riscos, e as racionalidades subjacentes. As técnicas utilizadas para elaborar o trabalho foram observação direta e pesquisa em dados secundários, revistas especializadas, web sites vinculados à indústria aeronáutica e associações, artigos acadêmicos e documentos da empresa. Além disso, foram conduzidas entrevistas semi-estruturadas, com empregados e ex-empregados da empresa, inclusive diretores. Os resultados mostram que, apesar de as grandes empresas como Boeing e Airbus terem adotado o modelo de parceria de risco desenvolvido pela empresa em estudo, esta hoje adota um modelo híbrido, com foco em lições anteriormente aprendidas na relação com fornecedores.
Título en inglés
The strategy relationship with suppliers in the aeronautic industry in Brazil: the Embraer case.
Palabras clave en inglés
Aeronautic industry
Buyer-supplier relationship
Partnership
Resumen en inglés
This paper discusses the strategy for relationship with the suppliers at high-tech and complex product companies. Therefore, the case studied was the manufacture of aircraft produced by Embraer and its unique strategy of partnering with suppliers, mainly when dealing the products of the ERJ145 and E-Jets families. In the company's latest line of products a particular strategy is observed in terms of relationship with suppliers, which led to our research question. This paper discusses the options of supplier relationships, from simple supply to shared investments and risks, and the rationales that underly them. The techniques used in this study were direct observation and research on secondary data, journals, websites linked to the aircraft industry and associations, academic papers, and the company's documents. In addition, semi-structured interviews were conducted with both current and former employees. The results show that despite the fact that large companies like Boeing and Airbus use the partnership model of risk adopted by the company under study, Embraer is currently adopting a hybrid model focusing on lessons learned earlier in its supply chain.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-12-08
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • FERREIRA, Vanessa L., SALERNO, Mario S, e LOURENCAO, Paulo. T. M. As estratégias na relação com fornecedores: o caso Embraer [doi:10.1590/S0104-530X2011000200001]. Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso) [online], 2011, vol. 18, p. 221-236.
  • FERREIRA, Vanessa L., e SALERNO, Mario S. A estratégia na relação com fornecedores: o caso da Embraer. In XXIX Encontro nacional de Engenharia de Produção, Salvador, 2009. Anais do ... Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Proceedings ... International Conference on Production Engineering and Operations Management.Salvador : Aberpro - CDROM e site, 2009. Dispon?vel em: http://www.abepro.org.br.
  • FERREIRA, Vanessa L., SALERNO, Mario S, e LOURENCAO, Paulo. T. M. Parcerias Estratégicas na Indústria Aeronáutica Brasileira. In XIII SIMPOI - Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, São Paulo, 2010. Redes de operações globais: oportunidades e desafios.São Paulo : EAESP-FGV, 2010. Dispon?vel em: http://www.fgv.br/simpoi.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.