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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2016.tde-20072016-151346
Documento
Autor
Nome completo
Rosalina Alves Simões de Mesquita
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Furtado, João Eduardo de Morais Pinto (Presidente)
Almudi, Gabriela Scur
Costa, Reinaldo Pacheco da
Gomes, Rogério
Piao, Roberta de Castro Souza
Título em português
Análise da organização do trabalho na pesquisa e desenvolvimento de inovações com foco nas qualificações dos profissionais: um estudo de múltiplos casos.
Palavras-chave em português
Competência organizacional
Inovações tecnológicas
Organização do trabalho
Pesquisa e desenvolvimento
Resumo em português
Esta tese analisa o processo de organização do trabalho de pesquisa e desenvolvimento de inovações, com foco nas competências requeridas dos diferentes profissionais envolvidos, tanto no ambiente interno como externo das organizações. Assim, o objetivo desta tese é analisar como a organização do trabalho de pesquisa e desenvolvimento de inovações se relaciona com as competências requeridas para realizar as atividades, exigindo, em muitos casos, que as empresas busquem as competências não desenvolvidas internamente, junto a empresas e instituições externas, para garantir o alcance de resultados. A metodologia adotada envolveu primeiramente a revisão da literatura nos temas de P&D de inovações, modelos de organização do trabalho, gestão de competências, aprendizagem organizacional, para entender a relação entre os construtos. Escolheu-se uma abordagem exploratória de natureza descritivo-qualitativa, com análise de múltiplos casos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas em profundidade, aplicadas de forma presencial, através de roteiro semi-estruturado, junto a diretores, gestores e coordenadores da área de inovação, que foram analisados através de cruzamento com a teoria. Para compor um quadro mais abrangente sobre a questão de pesquisa foi realizado um survey com profissionais da área de P&D de diferentes empresas através de questionário autoaplicado. Buscou-se analisar como as empresas procedem na combinação de diferentes competências para organizar o processo de P&D de inovações, um processo extremamente complexo e que envolve grandes investimentos por parte das empresas. Os resultados apontam que há vantagens e desvantagens em buscar competências externas através de parcerias, contratos, acordos de cooperação, com instituições públicas e privadas. A pesquisa também revelou que as parcerias ou acordos de cooperação variam entre os setores e entre as empresas, dependendo da cultura própria de cada organização; de forma geral as dificuldades são maiores nas parcerias com instituições públicas. Por fim, os resultados mostram que as competências requeridas na P&D de inovações podem mudar ao longo do tempo e por isso, as empresas não conseguem desenvolver todas as competências internamente ou acham mais oportuno buscar estas competências já desenvolvidas por outros atores do ambiente externo, complementando as competências internas de seus pesquisadores. Além disso, as empresas conseguem ganho de escala e redução de custos com pessoal e com a estrutura.
Título em inglês
Analysis of work organization in research & development of innovations focusing on professionals qualifications: a multiple case study.
Palavras-chave em inglês
Competencies management
Innovation management
Research e development
Work organization
Resumo em inglês
This thesis examines the process of work organization in research and development of innovations, focusing on the required competencies of the different professionals engaged in both the internal and external environment of the organization. The objective of this work is to analyze how the work organization of the research and development of innovations is related to the competencies required to perform activities. It requires, in many cases, that companies search for the skills not developed internally in other companies and institutions to ensure the achievement of results. The research begins with a review of the literature in the areas of Research and Development (R&D), models of work organization, competencies management and organizational learning, to understand the relationship between the constructs. An exploratory and descriptive research method of multiple cases study was chosen. Data were gathered through in-depth interviews, apply in person, through semi-structured script, along with directors, managers and coordinators in the area of innovation, which were analyzed by crossing with the theory. To form a more comprehensive picture of the research question a survey was conducted with professionals in R&D of different companies through self-administered questionnaire. We sought to analyze how companies are making the combination of different skills to organize the process of R&D innovation, a highly complex and that involves large investments by companies. The results show that there are advantages and disadvantages to search external expertise through partnerships, contracts and cooperative agreements with public and private institutions. The survey also revealed that partnerships or cooperation agreements vary between sectors and between firms, depending on the particular culture of the organization. Generally, the difficulties are greater in partnerships with public institutions. Finally, the results show that the required competences in R&D innovations can change over time and therefore companies cannot develop all the skills internally or find it appropriate to seek these skills already developed by other actors in the external environment, complementing internal expertise of its researchers. In addition, companies can gain scale and reduce costs with personnel and structure.
 
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Data de Publicação
2016-07-21
 
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