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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2009.tde-18112009-082047
Documento
Autor
Nombre completo
Enrico Barnaba Ferri
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Yoshizaki, Hugo Tsugunobu Yoshida (Presidente)
Cunha, Cláudio Barbieri da
Pureza, Vitória Maria Miranda
Título en portugués
Uma proposta de heurística para solução do problema de cobertura de rotas com cardinalidade restrita.
Palabras clave en portugués
Heurística
Logística (administração de materiais)
Pesquisa operacional
Resumen en portugués
A necessidade de redução de custos logísticos tem obrigado as empresas a colaborar entre si. O problema de logística colaborativa aqui enfocado é assim definido: identificar ciclos (ou seja, um percurso fechado) em um conjunto de rotas de carga de lotação (onde o caminhão coleta carga em um ponto e vai diretamente ao local de descarga, pois é completamente preenchido) de vários embarcadores de forma a minimizar o reposicionamento (isto é, viagens sem carga útil) de caminhões, dado que o subconjunto de rotas de um determinado embarcador pode conter rotas que complementam aquelas de outro. Desta maneira, vários embarcadores combinados podem oferecer aos transportadores um conjunto de ciclos com movimentação regular de veículos com carga completa e com mínimo reposicionamento. Esse problema pode ser modelado como um problema particular de cobertura de conjuntos com restrição de ciclos, o problema de cobertura de rotas com cardinalidade restrita (PCRCR), que é NP-Hard. Este estudo apresenta uma heurística alternativa que obtém resultados, em média, 1,74% melhores que a literatura existente, além de solucionar instâncias maiores. Ademais, o tempo de execução da heurística cresce de forma polinomial em função do tamanho do problema, ao contrário dos demais métodos aqui avaliados, que possuem comportamento exponencial.
Título en inglés
A heuristic to solve the cardinality constrained lane covering problem.
Palabras clave en inglés
Collaborative logistics
Heuristic
Lane covering
Resumen en inglés
Cost and sustainability imperatives are compelling reasons to make companies to collaborate with each other in order to operate more efficiently. The shipper collaboration problem can be defined as how to identify tours (i.e. a closed path) in a set of lanes from various shippers that minimize truck repositioning (deadheads), as the sub-set of routes from a single shipper may have lanes that complement the routes of another shipper. Thus, combined shippers may offer to carriers a set of tours with regularly executed truckload movements (where the truck loads at a point and go directly to the disposal location) with minimum asset repositioning. This problem can be modeled as a particular case of the set covering formulation with constrained cycles, the cardinality constrained lane covering problem (CCLCP), which is NP-hard. This work resents an alternative heuristic that obtains results about 1.74% better than the existing literature, and solves larger instances. Besides, the heuristics execution time presents polynomial growth, unlike other methods that have exponential behavior.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-05-19
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • FERRI, E., YOSHIZAKI, H. T. Y., and ROSIN, R. A. A HEURISTIC TO SOLVE LARGER SCALE SHIPPER COLLABORATION PROBLEMS. In 21st Annual Meeting of the Production and Operations Management Society - POMS 2010, Vancouver, 2010. Proceedings of the 21st Annual Meeting of the Production and Operations Management Society - POMS 2010.Vancouver : Production and Operations Management Society - POMS, 2010. Abstract.
  • FERRI, E., YOSHIZAKI, H. T. Y., e ROSIN, R. A. HEURÍSTICA PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE TRANSPORTE COLABORATIVO DE GRANDE PORTE. In XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção (XXX ENEGEP), São Carlos, 2010. Anais do XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção (XXX ENEGEP).Rio de Janeiro : ABEPRO - Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2010. Dispon?vel em: http://www.abepro.org.br.
  • FERRI, E., Yoshizaki, Hugo, and ROSIN, R. A. A HEURISTIC TO SOLVE LARGER SCALE SHIPPER COLLABORATION PROBLEMS. In XVI Congresso Pan-Americano de Engenharia de Tráfego e Transportes e Logística, Lisboa, 2010. Anais do XVI Congresso Pan-Americano de Engenharia de Tráfego e Transportes e Logística.Lisboa : Instituto Superior Técnico, 2010. Available from: http://www.panam2010.info/PT_001a.htm.
  • MALUTA, L., et al. Análise de terceirização de frota para empresa do ramo alimentício. In XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção - XXVI ENEGEP, Fortaleza, 2006. Anais do XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção - XXVI ENEGEP. : ABEPRO, 2006.
  • MALUTA, L., et al. Proposta de um modelo de frota mista para uma empresa do ramo alimentício. In Encontro Nacional de Engenharia de Produção ENEGEP 2007, Foz do Iguaçu, 2007. Anais do XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção ENEGEP 2007.Foz do Iguaçu, 2007. Resumo.
  • ROSIN, R. A., FERRI, E., and Yoshizaki, H T Y. A heuristic with an improving method to solve large scale shipper collaboration problems. In 22 nd Annual Production and Operation Management Conference - POMS 2011, Reno NV, 2011. 22nd Annual POM Conference Program Bulletin.Reno - NV : POMS, 2011. Abstract. Available from: http://www.pomsmeetings.org/Confevents/016/.
  • YOSHIZAKI, H. T. Y., and FERRI, E. A heuristic to solve large scale shipper collaboration problems. In 20th Annual POMS Conference, Orlando EUA, 2009. Proceedings of the 20th Annual POMS Conference.Orlando FL : Production and Operations Management Society, 2009.
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