• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2009.tde-18112009-082047
Documento
Autor
Nome completo
Enrico Barnaba Ferri
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Yoshizaki, Hugo Tsugunobu Yoshida (Presidente)
Cunha, Cláudio Barbieri da
Pureza, Vitória Maria Miranda
Título em português
Uma proposta de heurística para solução do problema de cobertura de rotas com cardinalidade restrita.
Palavras-chave em português
Heurística
Logística (administração de materiais)
Pesquisa operacional
Resumo em português
A necessidade de redução de custos logísticos tem obrigado as empresas a colaborar entre si. O problema de logística colaborativa aqui enfocado é assim definido: identificar ciclos (ou seja, um percurso fechado) em um conjunto de rotas de carga de lotação (onde o caminhão coleta carga em um ponto e vai diretamente ao local de descarga, pois é completamente preenchido) de vários embarcadores de forma a minimizar o reposicionamento (isto é, viagens sem carga útil) de caminhões, dado que o subconjunto de rotas de um determinado embarcador pode conter rotas que complementam aquelas de outro. Desta maneira, vários embarcadores combinados podem oferecer aos transportadores um conjunto de ciclos com movimentação regular de veículos com carga completa e com mínimo reposicionamento. Esse problema pode ser modelado como um problema particular de cobertura de conjuntos com restrição de ciclos, o problema de cobertura de rotas com cardinalidade restrita (PCRCR), que é NP-Hard. Este estudo apresenta uma heurística alternativa que obtém resultados, em média, 1,74% melhores que a literatura existente, além de solucionar instâncias maiores. Ademais, o tempo de execução da heurística cresce de forma polinomial em função do tamanho do problema, ao contrário dos demais métodos aqui avaliados, que possuem comportamento exponencial.
Título em inglês
A heuristic to solve the cardinality constrained lane covering problem.
Palavras-chave em inglês
Collaborative logistics
Heuristic
Lane covering
Resumo em inglês
Cost and sustainability imperatives are compelling reasons to make companies to collaborate with each other in order to operate more efficiently. The shipper collaboration problem can be defined as how to identify tours (i.e. a closed path) in a set of lanes from various shippers that minimize truck repositioning (deadheads), as the sub-set of routes from a single shipper may have lanes that complement the routes of another shipper. Thus, combined shippers may offer to carriers a set of tours with regularly executed truckload movements (where the truck loads at a point and go directly to the disposal location) with minimum asset repositioning. This problem can be modeled as a particular case of the set covering formulation with constrained cycles, the cardinality constrained lane covering problem (CCLCP), which is NP-hard. This work resents an alternative heuristic that obtains results about 1.74% better than the existing literature, and solves larger instances. Besides, the heuristics execution time presents polynomial growth, unlike other methods that have exponential behavior.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-05-19
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • FERRI, E., YOSHIZAKI, H. T. Y., and ROSIN, R. A. A HEURISTIC TO SOLVE LARGER SCALE SHIPPER COLLABORATION PROBLEMS. In 21st Annual Meeting of the Production and Operations Management Society - POMS 2010, Vancouver, 2010. Proceedings of the 21st Annual Meeting of the Production and Operations Management Society - POMS 2010.Vancouver : Production and Operations Management Society - POMS, 2010. Abstract.
  • FERRI, E., YOSHIZAKI, H. T. Y., e ROSIN, R. A. HEURÍSTICA PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE TRANSPORTE COLABORATIVO DE GRANDE PORTE. In XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção (XXX ENEGEP), São Carlos, 2010. Anais do XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção (XXX ENEGEP).Rio de Janeiro : ABEPRO - Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2010. Dispon?vel em: http://www.abepro.org.br.
  • FERRI, E., Yoshizaki, Hugo, and ROSIN, R. A. A HEURISTIC TO SOLVE LARGER SCALE SHIPPER COLLABORATION PROBLEMS. In XVI Congresso Pan-Americano de Engenharia de Tráfego e Transportes e Logística, Lisboa, 2010. Anais do XVI Congresso Pan-Americano de Engenharia de Tráfego e Transportes e Logística.Lisboa : Instituto Superior Técnico, 2010. Available from: http://www.panam2010.info/PT_001a.htm.
  • MALUTA, L., et al. Análise de terceirização de frota para empresa do ramo alimentício. In XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção - XXVI ENEGEP, Fortaleza, 2006. Anais do XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção - XXVI ENEGEP. : ABEPRO, 2006.
  • MALUTA, L., et al. Proposta de um modelo de frota mista para uma empresa do ramo alimentício. In Encontro Nacional de Engenharia de Produção ENEGEP 2007, Foz do Iguaçu, 2007. Anais do XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção ENEGEP 2007.Foz do Iguaçu, 2007. Resumo.
  • ROSIN, R. A., FERRI, E., and Yoshizaki, H T Y. A heuristic with an improving method to solve large scale shipper collaboration problems. In 22 nd Annual Production and Operation Management Conference - POMS 2011, Reno NV, 2011. 22nd Annual POM Conference Program Bulletin.Reno - NV : POMS, 2011. Abstract. Available from: http://www.pomsmeetings.org/Confevents/016/.
  • YOSHIZAKI, H. T. Y., and FERRI, E. A heuristic to solve large scale shipper collaboration problems. In 20th Annual POMS Conference, Orlando EUA, 2009. Proceedings of the 20th Annual POMS Conference.Orlando FL : Production and Operations Management Society, 2009.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.