• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.3.2006.tde-18092006-172115
Documento
Autor
Nome completo
Gabriela Scur da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Garcia, Renato de Castro (Presidente)
Cario, Silvio Antonio Ferraz
Furtado, João Eduardo de Morais Pinto
Paschoal, José Octavio Armani
Zawislak, Paulo Antonio
Título em português
Geração e difusão de conhecimento em sistemas locais de produção.
Palavras-chave em português
Aprendizagem
Cerâmica
Conhecimento
SLP
Resumo em português
Esse trabalho teve por objetivo contribuir para o entendimento das novas dinâmicas de criação, difusão e exploração de conhecimento a partir da análise de dois SLPs de cerâmica de revestimento, um Santa Gertrudes/SP e outro em Criciúma/SC. Para compreender este fenômeno foi realizado um estudo exploratório em que foram identificadas a estrutura produtiva e de comercialização de algumas empresas, as formas de governança e o arcabouço institucional dos SLPs, bem como os processos de aprendizagem ocorridos entre os agentes ao longo do tempo. Apesar do escopo do trabalho estar mais relacionado com a geração de conhecimento via interação, a pesquisa também buscou investigar os processos de aprendizagem gerados a partir de fontes internas de conhecimento, isto é, aquelas em que o conhecimento pode ser gerado dentro da firma. O modelo interativo de inovação ressalta a relevância da cooperação entre firmas e demais instituições e, portanto, o papel dos vínculos e redes envolvendo diferentes organizações. Assim, ficou evidente que o conhecimento externo é um input essencial ao processo de geração de novos conhecimentos. O conhecimento nesses SLPs resulta das interações entre agentes heterogêneos capazes de aprender e estabelecer redes de relações, embora em um limitado espectro de atividades, mas enraizada em um espaço técnico e de produção limitados onde cada agente acumula competência por meio de processos de aprendizagem através de rotinas e de uso (learning-by-doing e learning-byusing). As chances de que seja gerado um novo conhecimento depende dos níveis de acumulação de habilidades e competências, educação e acesso à informação de outros agentes tanto de fora como internos aos SLPs. Esses agentes estão espalhados no espaço e cada um possui partes de conhecimento que podem se complementar.
Título em inglês
Generation and difusion of knowledge in LPS.
Palavras-chave em inglês
Ceramic tiles
Knowledge
Learning
LPS
Resumo em inglês
The aim of this work is to understand the new dynamics on creation, diffusion and exploration of knowledge concerning SLPs, assuming that geography and innovation are deeply connected. This environment was studied taking an analysis of two local system of ceramic tile located in Criciúma/SC and Santa Gertrudes/SP. It was developed an exploratory study to understand this phenomena in which were identified the sale and productive structure of some firms, their governance and SLP’s institutional range, with a special focus on the learning processes occurring among the agents. The way the clusters interact with each other and with different agents reveals the importance of the cooperation as well the role of good connections among them. Thus, it became clear that external knowledge is an essential ingredient in the process of acquiring new methods. The union of all knowledge accumulated results in interactions among all the parts involved. They all are able to learn, to stabilish networks in a spectrum limited according to the technical space of each firm competence which is produced by means of learning processes derived from learning-by-doing and learning-by-using. The probabilities of generating a new knowledge depends on the levels of acquiring competence, abilities, educational level as well as the access to information of external and internal SLPs agents. These same agents are distributed in a certain space and each one of them possesses parts of the knowledge that can be complementary.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
TESEGabrielaScur.pdf (1.29 Mbytes)
Data de Publicação
2006-11-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.