• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2006.tde-14122006-110606
Documento
Autor
Nome completo
Sergio Luiz dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Laurindo, Fernando José Barbin (Presidente)
Campanario, Milton de Abreu
Spinola, Mauro de Mesquita
Título em português
Tecnologia da informação na competitividade e gestão de lojas de departamentos de vestuário e moda.
Palavras-chave em português
Lojas de departamentos
Moda estratégia
Tecnologia da informação
Varejo
Resumo em português
O presente trabalho visa descrever, em termos de eficiência e de eficácia, a aplicação da Tecnologia da Informação (TI) em um segmento específico do varejo, as lojas de departamentos de vestuário e moda, com o objetivo de entender como e porque a TI tem contribuído para a competitividade neste segmento, sem abordar o aspecto financeiro. A metodologia de pesquisa utilizada envolveu um levantamento teórico seguido de dois estudos de caso, que envolveram uma rede de lojas de departamento de vestuário e moda e uma empresa implantadora de sistemas de informação neste segmento. A análise dos resultados envolveu o uso de um modelo de análise dos impactos da TI nas organizações, uma comparação ou ajustamento entre a teoria e as informações coletadas e o desenho de um quadro de referência das tecnologias utilizadas no setor. Como conclusão, temos que a TI contribui para a competitividade destas empresas por meio de absorção rápida do comportamento do cliente e das tendências da moda, de maneira a transformá-las em produtos atualizados e em sincronia com a demanda do mercado.
Título em inglês
Information technology in the competitiveness and management of clothing and fashion department stores.
Palavras-chave em inglês
Clothing
Department store
Fashion
Information technology
Retail
Strategy
Resumo em inglês
The present work aims to describe, in effectiveness and efficiency terms, the Information Technology (IT) application in a specific segment of the retail, the clothing and fashion department stores. The objective is to understand the reasons and ways IT has contributed for the competitiveness in this segment, without a financial approach. The methodology involved a theoretical revision followed by two case studies, that had involved a clothing and fashion department stores company and a information systems company that operates in the same segment. The analysis involved the use of a analysis model of the IT impacts in the organizations called MAN/TI, a comparison between theory and the collected information and the constructing of a framework of the technologies used in this sector. As a conclusion, it was found that Information Technology contributes for the competitiveness of these companies not only by fast absorption of the customers behavior but also by the fashion trends informations, aiming to transform this collected information into up to date products.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
SergioLuizDosSantos.pdf (592.38 Kbytes)
Data de Publicação
2006-12-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.