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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2017.tde-13032017-135236
Document
Author
Full name
Simone de Lara Teixeira Uchoa Freitas
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2016
Supervisor
Committee
Salerno, Mário Sérgio (President)
Fleury, André Leme
Matsuda, Patricia Mari
Silva, Sérgio Luis da
Zancul, Eduardo de Senzi
Title in Portuguese
Tipologia de heurísticas para a criação de oportunidades empreendedoras por startups.
Keywords in Portuguese
Empreendedorismo
Heurística
Abstract in Portuguese
Esta tese investiga heurísticas de criação de oportunidades empreendedoras em startups. Pesquisas sobre ação empreendedora com base em heurísticas são desenvolvidas tendo como premissa que o mercado oferece várias oportunidades, prontas para serem selecionadas. Tais pesquisas não investigam como se dá a ação empreendedora quando há a necessidade de criação de uma nova oportunidade. Pesquisas sobre ação empreendedora com base em heurísticas também não exploram conceitualmente e empiricamente a criação de oportunidades empreendedoras por startups. Para preencher essas lacunas, esta tese se propõe a analisar a aderência da tipologia proposta por Bingham e Eisenhardt (2011) na criação de oportunidades empreendedoras por startups. A proposição que se faz é a seguinte: a tipologia proposta por Bingham e Eisenhardt não prevê heurísticas de gestão para a criação de novas oportunidades, já que tem como premissa que o mercado dispõe de várias oportunidades prontas para serem capturadas. Com base nesta análise, a seguinte pergunta dirige esta tese: Quais as heurísticas presentes na criação de oportunidades empreendedoras? Para responder a esta pergunta, esta tese constrói um quadro conceitual a partir da literatura e emprega a abordagem de pesquisa empírica, através da análise de ações empreendedoras unindo percepções, decisões e ações através de estudos de múltiplos casos realizados em oito startups. A contribuição central desta tese é a proposição de uma tipologia de heurísticas relacionadas à criação de oportunidades empreendedoras, adaptando a tipologia proposta por Bingham e Eisenhardt. Enquanto a tipologia de Bingham e Eisenhardt determina que empresas aprendem heurísticas dos tipos seleção, processual, prioridade e temporal, esta tese determina que empresas também aprendem heurísticas do tipo 'criação' e propõe uma nova tipologia de heurísticas para a criação de oportunidades empreendedoras: 'startups aprendem heurísticas dos tipos criação, processual, prioridade e temporal', uma vez que necessitam criar uma oportunidade que o mercado ainda não dispõe.
Title in English
Typology of heuristics for the creation of entrepreneurship opportunities by startups.
Keywords in English
Entrepreneur action
Organizational heuristics
Startups
Abstract in English
This thesis investigates heuristics creating entrepreneurial opportunities for startups. Research on entrepreneurial action based on heuristics are developed with the premise that the market offers several opportunities, ready to be selected. Such surveys do not investigate how is the entrepreneurial action when there is a need to create a new opportunity. Research on entrepreneurial action based on heuristics did not explore conceptually and empirically creating entrepreneurial opportunities for startups. To fill these gaps, this thesis aims to analyze the adherence of the typology proposed by Bingham and Eisenhardt (2011) in creating opportunities for entrepreneurial startups. The proposition that does is the following: the typology proposed by Bingham and Eisenhardt does not provide management of heuristics to create new opportunities, as it is premised that the market offers many opportunities ready to be captured. Based on this analysis, the following question directs this thesis: What heuristics present at the creation of entrepreneurial opportunities? To answer this question, this thesis builds a conceptual framework from the literature and employs empirical research approach through the analysis of entrepreneurial activities linking perceptions, decisions and actions through multiple cases performed in eight startups studies. The main contribution of this thesis is to propose a typology of heuristics related to creating entrepreneurial opportunities, adapting the typology proposed by Bingham and Eisenhardt. While the typology of Bingham and Eisenhardt requires that companies learn heuristics types selection, procedure, priority and time, this thesis requires that companies also learn heuristics like 'creation' and proposes a new typology of heuristics to create opportunities entrepreneurial: 'startups learn heuristics types creation, procedure, priority and time', since they need to create an opportunity that the market does not yet have.
 
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Publishing Date
2017-03-13
 
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  • FREITAS, Simone Lara T. U., e Salerno, M.S. A influência da Petrobras no desenvolvimento tecnológico: o caso dos institutos de ciência e tecnologia. In XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Bento Gonçalves, RS, 2012. XXXII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social: As Contribuições da Engenharia de Produção. : Abepro - Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2012. Dispon?vel em: http://www.abepro.org.br.
  • GOMES, Leonardo A. V., et al. INTEGRATION OF MANAGERIAL AND SOCIOLOGICAL PERSPECTIVE OF INNOVATION: A FRAMEWORK TO THE DEVELOPMENT PROCESS OF RADICAL INNOVATION PRODUCT. In IAMOT 2011 - 20th INTERNATIONAL CONFERENCE FOR THE INTERNATIONAL ASSOCIATION OF MANAGEMENT OF TECHNOLOGY, Miami, USA, 2011. Technology and the Global Challenges: Security, Energy, Water, and the Environment.Miami Beach : INTERNATIONAL ASSOCIATION OF MANAGEMENT OF TECHNOLOGY, 2011. Dispon?vel em: http://www.iamot.org.
  • GOMES, Leonardo A. V., et al. INTEGRATION OF MANAGERIAL AND SOCIOLOGICAL PERSPECTIVE OF INNOVATION: A FRAMEWORK TO THE DEVELOPMENT PROCESS OF RADICAL INNOVATION PRODUCT. In IAMOT 2011 - 20th INTERNATIONAL CONFERENCE FOR THE INTERNATIONAL ASSOCIATION OF MANAGEMENT OF TECHNOLOGY, Miami, USA, 2011. Technology and the Global Challenges: Security, Energy, Water, and the Environment.Miami Beach : INTERNATIONAL ASSOCIATION OF MANAGEMENT OF TECHNOLOGY, 2001. Available from: http://www.iamot.org.
  • SALERNO, Mario S., et al. Innovation Models in Automotive Industry: Different Contingencies, Different Processes. In Structuring New Automotive Industries, Restructuring Old Automotive Industries and the New Geopolitics of the Global Automotive Sector, Cracóvia, Polônia, 2012. Structuring New Automotive Industries, Restructuring Old Automotive Industries and the New Geopolitics of the Global Automotive Sector.Paris : Gerpisa, 2012. Available from: http://www.gerpisa.org.
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  • FREITAS, Simone Lara T. U., SALERNO, Mario S., e MISSAWA, Vanessa. Impactos da Petrobras no Desenvolvimento do Setor de Serviços de Engenharia no Brasil. In XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, São Carlos - SP, 2010. Maturidade e Desafios da Engenharia de Produção: Competitividade das Empresas, Condições de Trabalho, Meio Ambiente.Rio de Janeiro / São Carlos : ABEPRO, 2010. Dispon?vel em: http://www.abepro.org.br/enegep.
  • SALERNO, Mario S, FREITAS, Simone Lara T. U., e MISSAWA, Vanessa. A influência da Petrobras no desenvolvimento tecnológico: o caso das empresas de serviços de engenharia. In JOÃO ALBERTO DE NEGRI ET AL. Poder de compra da Petrobras: impactos econômicos nos seus fornecedores [online]. Organizador. Brasília : Ipea : Petrobras, 2011{Volume}. cap. 2, p. 442-495.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-13032017-135236/
  • SALERNO, Mario S., e FREITAS, Simone Lara T. U. A influência da Petrobras no desenvolvimento tecnológico: o caso dos institutos de ciência e tecnologia na região sudeste. In TURCHI, Lenita M., DE NEGRI, Fernanda, e DE NEGRI, João A. Impactos tecnológicos das parcerias da Petrobras com universidades, centros de pesquisa e firmas brasileiras [online]. Organizador. Brasília : Ipea, 2013{Volume}, p. 321-358.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-13032017-135236/
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