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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2016.tde-12072016-102652
Document
Auteur
Nom complet
Kumiko Oshio Kissimoto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Laurindo, Fernando José Barbin (Président)
Mattos, Cláudia Aparecida de
Moraes, Renato de Oliveira
Pinto, Silvia Helena Boarin
Yanaze, Mitsuru Higuchi
Titre en portugais
Colaboração aberta nas empresas e o desempenho organizacional.
Mots-clés en portugais
Colaboração aberta
Desempenho organizacional
Estratégia organizacional
Fatores influenciadores
Orientação estratégica
Tecnologia da informação
Resumé en portugais
A colaboração aberta tem se apresentada cada vez mais como uma forma das organizações melhorarem sua competitividade e a sua capacidade de inovação. Depois de um pouco mais de dez anos desde que o conceito foi lançado é preciso começar a consolidá-lo em termos de quais aspectos devem ser observados ao implementar uma iniciativa de colaboração aberta e como mensurar estes resultados. Indo um pouco mais além, é preciso compreender a influência que o desempenho da colaboração aberta tem sobre o desempenho organizacional. No entanto, este tem sido um ponto que ainda gera muitas discussões. Não há ainda um consenso em como mensurar e o que deve ser mensurado para que os reais benefícios da colaboração aberta possam ser identificados. Dado o contexto acima, esta tese se propôs a investigar como as organizações buscam mensurar os impactos da prática da colaboração aberta e compreender se existe uma relação positiva entre o desempenho da colaboração e o desempenho organizacional. Adicionalmente, esta tese investigou a relevância dos fatores influenciadores do desempenho da colaboração aberta indicados na literatura. Como abordagem metodológica foi escolhida a abordagem mista entre a pesquisa qualitativa e a pesquisa quantitativa. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de um estudo de caso em quatro empresas de grande porte. Os resultados trouxeram importantes percepções quanto à importância da existência de uma orientação estratégica para a implementação de um projeto de colaboração aberta. Para a pesquisa quantitativa foi proposto um instrumento de pesquisa para avaliar a relevância do relacionamento entre o desempenho da colaboração aberta (DCOL) e o desempenho organizacional (DORG). Este instrumento também avaliou qual a relevância que os fatores influenciadores Tecnologia da Informação (TEC), Motivação para iniciar um projeto de colaboração aberta (MOT), o papel desempenhado pelos colaboradores (USU) e a tipologia adotada para operacionalizar a colaboração (TIP) têm sobre o desempenho da colaboração aberta. Para a análise dos dados foi aplicada a técnica da Modelagem de Equações Estruturais (MEE) com estimação pelo método Partial Least Squares (PLS), por meio do software SmartPLS 3.2.1. Os resultados indicaram uma relação significativa entre o DCOL e DORG.
Titre en anglais
Open collaboration in the organizations and the organizational performance.
Mots-clés en anglais
Influencing factors
Information technology
Open collaboration
Performance
Strategic orientation
Resumé en anglais
Open collaboration has presented itself as an important way for organizations to improve their competitiveness and their ability to innovate. A little more than ten years has passed since the concept was launched, but it is still necessary to make advances in order to consolidate the concept in terms of what aspects are important to implement an open collaborative initiative and how to measure these results. Moreover, it is necessary a better understanding about open collaboration influence over the organizational performance. There is no consensus about how to measure and what should be measured in order to identify the real benefits of open collaboration. Grounded in the literature and the gap mentioned, this thesis aimed at investigating how organizations are measuring the open collaboration performance and also to understand if there is a positive correlation between collaboration performance and organizational performance. Additionally, this thesis also aimed at understanding the relevance of the open collaboration influencing factors. A mixed method research was employed. The qualitative research was carried out through a case study in four large companies. The results brought important insights regarding the importance of strategic orientation for the implementation of an open collaborative project. For the quantitative research, an instrument was proposed to assess the relevance of the relationship between open collaboration performance (DCOL) and organizational performance (DORG). This instrument also assessed the relevance of the open collaboration influencing factors over open collaboration performance: Information Technology (CET), Motivation to initiate an open collaboration project (MOT), the role played by users (USU) and the typology adopted to operationalize the collaboration (TIP). To analyze the data a Structural Equation Modeling (SEM) technique was applied with estimation method Partial Least Squares (PLS) using the software SmartPLS 3.2.1. The structural model analysis showed significant relationship between DCOL and DORG.
 
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Date de Publication
2016-09-02
 
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  • Melhor trabalho na área Gestão de Tecnologia - ENEGEP 2005 - ABEPRO
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