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Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Luís Eduardo do Amaral Bertazi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Salerno, Mário Sérgio (Presidente)
Bagno, Raoni Barros
Gomes, Leonardo Augusto de Vasconcelos
Título em português
Sistema de indicadores para gestão da inovação em PMEs industriais tradicionais.
Palavras-chave em português
Indicadores de produtividade
Inovação (Indicadores; Desempenho; Aspectos Administrativos)
Pequenas e médias empresas
Resumo em português
Os sistemas de mensuração e indicadores de desempenho de inovação são de grande utilidade para sua gestão. Embora explorados pela literatura acadêmica, as organizações possuem dificuldade em implementá-los. Em pequenas e médias empresas (PMEs), a limitação de recursos e capacidades organizacionais, além da dificuldade de acesso a informação, tornam os modelos teóricos pouco viáveis para serem implementados, sobretudo aqueles desenvolvidos para grandes empresas. Neste contexto, esta pesquisa se propôs a desenvolver um sistema de indicadores mais adequado para gestão da inovação de produtos em PMEs industriais tradicionais de média ou baixa intensidade tecnológica. A pesquisa foi conduzida por meio de revisão bibliográfica e estudos de caso em três fases. Iniciou-se com uma primeira compreensão da gestão da inovação em 21 empresas do perfil estudado, evoluindo até o desenvolvimento e teste da ferramenta, mediante verificação de sua aderência em três empresas selecionadas. Nas duas primeiras fases da pesquisa, verificou-se que as empresas analisadas não utilizam processo sistemático de mensuração de desempenho de inovação. Quando muito, utilizam indicadores básicos de resultado, como quantidade de novos produtos desenvolvidos e faturamento advindo de novos produtos. As eventuais mensurações não são realizadas periodicamente e dificilmente geram aprendizados que contribuem para a organização ou para seus processos. A ferramenta construída foi baseada em modelos pregressos, trazendo indicadores de entrada, processo e saída em ideação, conversão / desenvolvimento e difusão. Após verificação de aderência em três casos, o modelo proposto mostrou-se de fácil entendimento e aplicação. Embora possua as limitações naturais de uma ferramenta prescritiva, permite trazer ganhos relevantes para a gestão da inovação de produtos em PMEs do perfil estudado.
Título em inglês
Innovation indicators system for traditional industrial SMEs.
Palavras-chave em inglês
Innovation audit
Innovation indicators
Innovation management
Innovation measurement
SMEs
Resumo em inglês
Innovation performance measurement systems and indicators are very useful for its management. Although exploited by academic literature, companies find them difficult to implement. In small and medium enterprises (SMEs), limitation of resources and organizational capacities, besides difficulty of access to information, makes theoretical models little viable to be implemented, especially those developed for large companies. In this context, this research proposed to develop a more adequate indicator system for product innovation management in traditional industrial SMEs of medium or low technological intensity. Research was conducted through literature review and case studies in three phases. It began with initial understanding of innovation management in 21 enterprises of the profile studied, evolving to tool development and testing, by verifying its adherence in three selected companies. In the first two phases of the research, it was verified that companies analyzed do not use a systematic process of measuring innovation performance. At most, they use basic result indicators, such as new products developed and revenues coming from new products. Eventual measurements are not carried out periodically and hardly generate learning that contributes to organization or its processes. Developed tool was based on previous models, bringing input, process and output indicators in ideation, conversion / development and diffusion. After testing in three cases, proposed model was easy to understand and apply. Although it has natural limitations of a prescriptive tool, it allows to bring relevant benefits for product innovation management in SMEs of the studied profile.
 
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Data de Publicação
2017-11-13
 
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