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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2007.tde-10082007-174556
Documento
Autor
Nome completo
Ruri Giannini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Francischini, Paulino Graciano (Presidente)
Mello, Carlos Henrique Pereira
Silva, Márcia Terra da
Título em português
Aplicação de ferramentas do pensamento enxuto na redução de perdas em operações de serviços.
Palavras-chave em português
Manufatura enxuta
Perdas
Serviços
Resumo em português
O setor industrial historicamente liderou o setor de serviços no desenvolvimento de soluções para melhoria de qualidade e produtividade e redução de perdas nos processos. Os conceitos do Pensamento Enxuto, originalmente aplicados em operações de manufatura na melhoria de processos, começaram a ser utilizados em operações de serviços a partir do ano de 2000, visando à redução de perdas tanto para a empresa como para os clientes. Este trabalho tem por objetivo investigar como as ferramentas que operacionalizam o Pensamento Enxuto podem ser adaptadas e aplicadas na redução de perdas em operações de serviços. Para resgatar fundamentos teóricos ao trabalho, a dissertação se inicia com uma revisão bibliográfica sobre conceitos-chave abordados na pesquisa: características de operações de manufatura e serviços, papel do cliente em serviços, definição de valor e qualidade e evolução dos conceitos e da aplicação do Pensamento Enxuto nas empresas. Traçou-se também um paralelo entre as sete grandes perdas em operações de manufatura (superprodução, transporte, movimento, processo, produtos defeituosos, tempo de espera e estoque) e perdas em serviços, que podem estar em atividades do front office ou do back office e podem afetar o cliente, a empresa ou ambos. A questão de pesquisa foi analisada através de três estudos de caso realizados em hotéis, com base em observação direta e entrevistas. Os hotéis estudados pertencem a categorias diferentes (econômica, super econômica e luxo), onde, portanto, identificaram-se diferentes ferramentas para redução de perdas. O presente trabalho apresenta e discute a aplicação de ferramentas do Pensamento Enxuto em serviços, tanto em atividades do back office quanto do front office, sempre orientadas para a redução de perdas de clientes ou da empresa.
Título em inglês
Applying lean thinking tools for waste reduction in service operations.
Palavras-chave em inglês
Lean manufacturing
Service
Wastes
Resumo em inglês
The manufacturing sector has typically led the service sector in developing solutions for quality and productivity improvement and elimination of waste in the processes. The concepts of Lean Thinking, originally applied in manufacturing operations for processes improvement, was first used in services operations after 2000, aiming at the reduction of wastes as much for the organization as for the customers. The objective of this work is to investigate how Lean Thinking tools can be translated and applied in the reduction of wastes in services operations. In order to rescue theoretical support, the work initiates with a conceptual background about key concepts discussed in the research: characteristics of manufacturing operations and services operations, consumer role in services, definition of value and quality and evolution of Lean Thinking concepts and application in the organizations. A comparison among the seven wastes in manufacturing operations (overproduction, transportation, movement, processing, defects, waiting and inventories) and wastes in services was drawn, considering that wastes in services may occur in front office activities or in back office activities and can affect the consumer, the organization or both. The research question was analyzed through multiple case research in three hotels, based on direct observations and interviews. These hotels are classified in different categories (economic, super economic and luxury), where, therefore, different tools from Lean Thinking had been identified. This work presents and argues the application of Lean Thinking tools in services, as much in activities of back office as activities of front office, always guided for the reduction of wastes of consumers and of the organization.
 
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Data de Publicação
2007-08-30
 
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