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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2020.tde-08012020-164601
Documento
Autor
Nome completo
Mary Fernanda de Sousa de Melo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Piao, Roberta de Castro Souza (Presidente)
Amato Neto, João
Hourneaux Junior, Flávio
Queiroz, Adriane Angélica Farias Santos Lopes de
Sproesser, Renato Luiz
Título em português
A relação entre responsabilidade social corporativa, modo de governança e competitividade: um estudo das multinacionais brasileiras.
Palavras-chave em português
Competitividade
Estratégia organizacional
Governança
Multinacional
Responsabilidade social
Resumo em português
Teoria e prática demonstram que empresas têm adotado iniciativas no sentido de incluir a responsabilidade social corporativa (RSC) em sua estratégia. Contudo, não está claro se essas iniciativas produzem os resultados pretendidos, no sentido de aumentar a competitividade dessas empresas. Dentro desse cenário, o modo de governar as ações de RSC tem se apresentado como uma variável contextual que poderia explicar o sucesso, ou mesmo o fracasso, das iniciativas de RSC. Com isso, este estudo tem como objetivo analisar a relação entre a estratégia de responsabilidade social corporativa e competitividade, considerando o efeito moderador do modo de governança das ações de RSC. Estudos anteriores analisaram a relação entre modo de governança, RSC e competitividade - as variáveis consideradas nesse trabalho - com base em dados secundários de países desenvolvidos e apenas considerando a relação entre duas das variáveis mencionadas. No entanto, esse estudo estende essa discussão coletando dados primários da realidade de empresas multinacionais de um país emergente e ainda considera as três variáveis de forma conjunta para a análise, tendo como base teórica a Teoria dos Stakeholders. A abordagem metodológica é quantitativa, visando testar as hipóteses utilizando a Modelagem de Equações Estruturais. O software utilizado foi o SmartPLS 3.0 que testa o modelo estrutural por meio do método de mínimos quadrados ordinários. O instrumento de coleta de dados foi um questionário e as análises da survey foram realizadas com 144 multinacionais brasileiras. A hipótese principal que apresentava a relação positiva e significativa entre responsabilidade social corporativa e competitividade foi confirmada. Em relação ao modo de governança, observou-se o uso de diferentes modos por uma mesma multinacional, a depender das características da ação de RSC que ela desenvolvia, contudo, o efeito moderador da variável modo governança na relação entre RSC e competitividade não foi confirmado. Esta pesquisa apresentou contribuições à literatura por meio da apresentação e teste de um modelo teórico-empírico que relaciona três variáveis complexas, em um cenário específico (empresas multinacionais de país emergente), e ainda testou e validou três escalas para o cenário brasileiro; bem como contribui para a prática, ao fornecer aos gestores uma visão abrangente das possibilidades de atuar em RSC, de como governar tais ações e dos retornos que esta prática pode gerar.
Título em inglês
The relationship between corporate social responsability, governance and competitiveness: a study of Brazilian multinationals.
Palavras-chave em inglês
Competitiveness
Emerging country
Multinational
Organizational strategy
Social responsibility
Resumo em inglês
Theory and practice demonstrate that companies have taken some initiative to include corporate social responsibility (CSR) in their strategy. However, it is not clear whether these initiatives produce the desired results to increase the competitiveness. In this context, the way to govern CSR actions has been presented as a contextual variable that could explain the success, or even the failure, of CSR initiatives. Therefore, this study aims to analyze the relationship between corporate social responsibility strategy, governance mode of CSR actions and their impact on competitiveness. Previous studies analyze the relationship between governance mode, CSR, and competitiveness - the variables considered in this study - based on secondary data from developed countries and only considering the relationship between two of the mentioned variables. However, this study extends this discussion by collecting primary data on the reality of multinational companies from an emerging country. Additionally, it considered the three variables for analysis, based on the Stakeholder Theory. The methodological approach is quantitative approach.The hypotheses was tested using the Structural Equation Modeling. The software used was the SmartPLS 3.0, which tests the structural model using the ordinary least squares method. The survey was conducted with 144 Brazilian multinationals, using a questionnaire as a data collection instrument. The main hypothesis that presented the positive and significant relationship between corporate social responsibility and competitiveness was confirmed. Regarding the governance mode, it was observed the use of different modes by the same multinational, depending on the characteristics of the CSR action that it developed. However, the moderating effect of the variable governance between CSR and competitiveness was not confirmed. This research will present contributions to the literature through the presentation and test of a theoretical-empirical model that relates three complex variables, in a specific scenario (emerging country multinational companies). It also tested and validated three scales for the Brazilian scenario. As well as, it contributes to the practice, by providing managers a comprehensive view of the possibilities of acting in CSR, how to govern such actions and the returns that this practice can generate.
 
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Data de Publicação
2020-01-10
 
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