• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2018.tde-06092018-105017
Documento
Autor
Nome completo
Michel Lens Seller
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Laurindo, Fernando José Barbin (Presidente)
Moraes, Renato de Oliveira
Oliveira, Claudio Luis Cruz de
Pires, Luís Ferreira
Souza, Cesar Alexandre de
Título em português
Big Data, capacitações dinâmicas e valor para o negócio.
Palavras-chave em português
Aprendizagem organizacional
Big data
Desenvolvimento organizacional
Empreendedorismo
Resumo em português
A conjunção das recentes tecnologias de mídias sociais, mobilidade e computação em nuvem coloca à disposição das empresas um grande volume de dados variados e recebidos em grande velocidade. Muitas empresas começam a perceber neste fenômeno, conhecido como Big Data, oportunidades de extração de valor para seus negócios. A literatura aponta diversos mecanismos pelos quais Big Data se transforma em valor para a empresa. O primeiro deles é pela geração de agilidade, aqui entendida como a capacidade de perceber e rapidamente reagir a mudanças e oportunidades em seu ambiente competitivo. Outro mecanismo é a utilização de Big Data como facilitador de capacitações dinâmicas que resultam em melhorias operacionais, por meio do aprofundamento (exploit) de alguma capacitação específica. Por fim, Big Data pode ser facilitador de capacitações dinâmicas que resultem em inovação (explore de novas capacitações) e no lançamento de novos produtos e serviços no mercado. Dentro deste contexto, o presente estudo se propõe a investigar a abordagem da utilização de Big Data por empresas inseridas em diferentes contextos competitivos e com diferentes níveis de capacitação de TI. Faz parte também do objetivo da pesquisa entender como as empresas adequaram seus processos de negócio para incorporar o grande volume de dados que têm à disposição. Por meio de estudos de caso realizados em empresas de grande porte de diferentes segmentos e com grande variabilidade na utilização de Big Data, o estudo verifica utilização de Big Data como viabilizador de capacitações dinâmicas atuando no aperfeiçoamento de capacitações operacionais, na diversificação de negócios e na inovação. Além disso, verifica-se a tendência de acoplamento de machine learning às soluções de Big Data, quando o objetivo é a obtenção de agilidade operacional. A capacitação de TI também se mostra determinante da quantidade e complexidade das ações competitivas lançadas pelas empresas com o uso de Big Data. Por fim, é possível antever que, graças às facilidades trazidas pela tecnologia de cloud, recursos de TI serão crescentemente liberados para atuação junto ao negócio - como, por exemplo, em iniciativas de Big Data - fortalecendo as capacitações dinâmicas da empresa e gerando vantagem competitiva.
Título em inglês
Big data, dynamic capabilities and business value.
Palavras-chave em inglês
Agility
Big data
Dynamic capabilities
Machine learning
Operational capabilities
Resumo em inglês
The combination of the technologies of social media, mobility and cloud computing has dramatically increased the volume, variety and velocity of data available for firms. Many companies have been looking at this phenomenon, also known as Big Data, as a source of value to business. The literature shows different mechanisms for transforming Big Data in business value. First of them is agility, herein understood as the ability of sensing and rapidly responding to changes and opportunities in the competitive environment. Other mechanism is the usage of Big Data as an enabler of dynamic capabilities that result in operational improvements, through the deepening (exploit) of determined operational capability. Finally, Big Data can be the facilitator of dynamic capabilities that result in innovation (explore of new capabilities) and in the launching of new product and services in the market. Within this context, the goal of this study is to investigate the approach for Big Data usage in companies from different competitive scenarios and with different levels of IT capability. It is also part of the objectives to investigate how companies changed their processes to accommodate the huge volume of data available from Big Data. Through case studies in companies of different industries and with different Big Data approaches, the study shows Big Data as an enabler of dynamic capabilities that result in the improvement of operational capabilities, in the diversification of business and in innovation. It has also been identified the trend of association of machine learning to Big Data when the objective is operational agility. IT capability shows to be determinant of the quantity and complexity of the competitive actions launched from Big Data. To conclude, it is valid to anticipate that due to simplification coming from cloud technologies, IT resources will be increasingly released to working close to business - as, for example, in Big Data initiatives - strengthening dynamic capabilities and creating value to business.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-09-06
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • SELLER, M. L., e LAURINDO, F. J. B. THE INTERNET AS AN AGENT OF TRANSFORMATION OF THE RELATIONSHIP BETWEEN COMPANIES AND CUSTOMERS: A CASE STUDY OF DEPLOYMENT OF E-BUSINESS AND WEB 2.0 IN A COMPANY FROM THE MANUFACTURING AND SERVICES INDUSTRIES. In CONTECSI 2012 - 9 International Conference on Information Systems and Technology Management, São Paulo, 2012. Proceedings of CONTECSI 2012.São Paulo : TECSI, 2012.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.