• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.3.2004.tde-06032013-165359
Documento
Autor
Nome completo
Edval da Silva Tavares
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Pessôa, Marcelo Schneck de Paula (Presidente)
Cordenonsi, Jorge Luis
Fleury, Afonso Carlos Corrêa
Maximiano, Antonio Cesar Amaru
Spínola, Mauro de Mesquita
Título em português
Uma contribuição para os processos da gerência de projetos através da gerência do conhecimento.
Palavras-chave em português
Gerência de Projetos
Gerência do Conhecimento
Tecnologia da Informação
Transferência de Conhecimento
Resumo em português
As empresas no Brasil têm aumentado seus investimentos em automação nas últimas duas décadas para enfrentar uma forte competição e para reduzir seus custos operacionais, para isto têm oferecido uma completa gama de serviços e produtos com ênfase nos serviços remotos para melhorar as conveniências oferecidas aos clientes. No entanto, a implementação destes produtos e serviços é viável através de projetos estruturados de Tecnologia da Informação. De acordo com as práticas de mercado, as empresas estão focando seus esforços nas competências essenciais e, em função disto, estão usando o processo de Outsourcing ou subcontratação para implementar projetos de Tecnologia da Informação. Todavia estas funções transformam o processo como um todo, tornando-o mais complexo, principalmente quando os projetos possuem componentes de inovação, como um novo produto, um novo processo ou usando novas tecnologias. As novas tecnologias ainda não disseminadas demandam novos conhecimentos e podem ser realizadas através da contratação de fornecedores. Estes processos de localização dos fornecedores, escolha e adequada contratação devem ser tratados pelas competências da Gerência de Projetos e mais propriamente pela área de Aquisição ou "Procurement". Pelo menos parte do novo conhecimento é considerada estratégica e, desta forma, precisa ser internalizada, transferindo-a da (s) empresa (s) fornecedora (s) para a empresa cliente. Esta transferência se justifica, pois as empresas precisam deste conhecimento interno, no mínimo para julgar a competência dos fornecedores e, complementarmente, o novo conhecimento será base para a construção de novos produtos ou serviços, uma vez que o tempo destes lançamentos é cada vez menor nos últimos anos. Desta forma, é fundamental ter processos adicionais para tratar desta transferência de conhecimento. Esta Tese tem o objetivo de contribuir para os processos da Gerência de Projetos através da Gerência do Conhecimento durante a execução do projeto e após seu término. Os processos da Gerência de Projetos deverão ser complementados principalmente com as melhorias identificadas com base na Gerência do Conhecimento, tais como as melhorias de interação com os fornecedores, transferência de conhecimento e ambiente propício à Gerência do Conhecimento.
Título em inglês
A contribution to the processes of project management through knowledge management.
Palavras-chave em inglês
Information Technology
Knowledge Management
Knowledge Transfer
Project Management
Resumo em inglês
The companies in Brazil have increased their investments in automation in the last two decades because of facing the strong competition and reducing the operational costs. The companies have offered a complete range of services and products with emphasis in remote services to improve the customers conveniences. Thus, the implementation of these products or services is feasible through the structured projects of Information Technology. According to the practices of market these companies are focusing their efforts on the core competencies. As far as possible, they are moving to Outsourcing or subcontracting for implement information technology projects. However, these functions became the whole process more complex, mainly when the projects have innovative components, like new product, new process or new technology. Generally, these innovative needs demand new technology, new knowledge, and probably new suppliers, promoting a suit process of acquiring subprojects. At least part of new knowledge is considered strategic, than part of it must be internalized from suppliers to the companies. At first, the companies have to judge the suppliers knowledge and complementary they will use the new knowledge as a base of new products and mainly in a fast way, because the schedule of these projects nowadays is shorter than it used to be in the past. Thus, it is fundamental to have processes from Project Management to treat this knowledge transfer. This study discusses improvements for the Project Management Processes, in order to provide the transfer knowledge within a knowledge management process in the company during the project and after it ends. Then, those processes have been reviewed and improvements in terms of knowledge management were proposed that process. These improvements are in terms of suppliers interaction, knowledge transfer and a suitable knowledge management environment.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Tese_versao_final.pdf (1.34 Mbytes)
Data de Publicação
2013-03-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.