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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2012.tde-03052012-123527
Documento
Autor
Nome completo
Andrea Geiger Neiva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Sznelwar, Laerte Idal (Presidente)
Ferreira, Leda Leal
Mascia, Fausto Leopoldo
Título em português
Análise do processo de implementação de um comitê de melhorias das condições de trabalho em uma instituição pública de saúde.
Palavras-chave em português
Comitê de empresas
Ergonomia
Saúde ocupacional
Resumo em português
Nesta dissertação analisa-se, através da metodologia de pesquisa-ação, a implantação, entre os anos de 2007 e 2010, de um comitê de melhorias das condições de trabalho e saúde dos trabalhadores, ancorado na ergonomia da atividade e que tinha por objetivo modificar políticas e processos de um hospital escola público do Estado de São Paulo. Os objetivos deste estudo são de identificar que fatores facilitam e quais dificultam a implementação de um comitê permanente de melhorias das condições de trabalho ancorado na abordagem da ergonomia da atividade em uma instituição pública de saúde e quais elementos são necessários para sua permanência. Para alcançar estes objetivos, o presente estudo foi desenvolvido com base no referencial teórico da ergonomia da atividade, da vigilância epidemiológica e de pesquisas realizadas sobre a implantação de comitês de ergonomia. Os resultados obtidos são então comparados com os encontrados por outros estudos descritos na literatura e demonstra-se a importância de previamente definir claramente os objetivos e o papel do comitê e também suas relações com outras instâncias da instituição. Mostra-se ainda, a necessidade de que o comitê disponha de autoridade para tomar decisões e que seja composto por executivos de níveis hierárquicos elevados e também por funcionários do nível operacional para o desenvolvimento de novos processos e políticas que leve em consideração as atividades reais de trabalho. Neste sentido, foi evidenciado, a necessidade da real apropriação da abordagem ergonômica pelos níveis de decisão de forma a inserir critérios ergonômicos nas linhas estratégicas da instituição. Foi também demonstrado, a necessidade de incentivar os funcionários através da informação constante das atividades já realizadas pelo comitê e da demonstração do apoio por parte da superintendência. Apresentam-se igualmente nesta dissertação, uma análise da condição política e pública da instituição e sua influência na implementação do comitê, os limites da presente pesquisa e perguntas que acreditamos serem relevantes para futuros desenvolvimentos.
Título em inglês
Analysis of the implementation of a permanent committee for improvement of working conditions in a public health institution.
Palavras-chave em inglês
Ergonomic's committee
Ergonomics
Occupational health
Resumo em inglês
In this study, using the methodology of action-research we analyze the implementation between 2007 and 2010 of a committee based on the approach of activity-oriented ergonomics. The objective of this committee was to improve workers health and working conditions, through the modification of policies and processes in a public teaching hospital of São Paulo state. This study aimed at identifying what factors facilitate and which ones hinder the implementation of a permanent committee for improvement of working conditions based on the activity-oriented ergonomics approach in a public health institution. In addition, it aimed at identifying what elements are necessary to ensure its permanence. To achieve these objectives, the present study was developed based on the theoretical background of activity-oriented ergonomics, epidemiological surveillance, and on researches performed on the implementation of ergonomics committees. The results demonstrate the importance of clearly defining the objectives and the role of the committee and its relations with other sectors of the institution. They also show the need for the committee to have decision making authority, to include the presence of senior executives but also of employees from the operational level in order to develop new processes and policies that take into account the real work activities. In this sense, it was highlighted the need for real ownership of the ergonomics approach from the highest levels of the institutions hierarchy in order to insert ergonomics criteria in the strategic lines of the institution. It was also shown the need to encourage employees through continuous feedback from activities already undertaken by the committee and the need for a clear and visible support from management. In this study, we also present an analysis of the institutions public and political nature and its influence on the implementation of the committee, the limits of this research and questions that we believe are relevant for future developments.
 
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Data de Publicação
2012-05-03
 
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  • SZNELWAR, L. I., NEIVA, e BOLIS, I. UM COMITÊ DE MELHORIAS DE CONDIÇÕES DE TRABALHO NUMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE SAÚDE. In ABERGO, 2010. XVI Congresso Brasileiro de Ergonomia.., 2010.
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