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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2018.tde-01112018-120932
Documento
Autor
Nome completo
Alexandre Ricardo Peres
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Laurindo, Fernando José Barbin (Presidente)
Mattos, Cláudia Aparecida de
Silva, Eduardo Margara da
Título em português
Gestão de human resources analytics: eficácia, criação de conhecimento e alinhamento com tecnologia da informação.
Palavras-chave em português
Gestão do conhecimento
Recursos humanos
Tecnologia da informação
Resumo em português
A atividade de Human Resources Analytics (HR Analytics) não é recente, mas vem ganhando importância na literatura de Recursos Humanos (RH) e no meio profissional. Contribuem para isso as pressões originadas pelos avanços de capacidade de processamento e análise que Tecnologia da Informação (TI) oferece atualmente e pela crescente exigência para que a estratégia de RH esteja mais conectada à da linha de negócios. A literatura sobre o tema aponta fatores que ainda precisam ser melhor explorados para que o desenvolvimento do tema "HR Analytics" possa ser melhor compreendido nos meios acadêmico e profissional, como o aporte de capacitação e conhecimento analíticos no RH, a eficiência na aplicação dos recursos de TI e a conexão da formulação estratégica de RH com as estratégias da linha de negócios e da TI. Esses fatores parecem ligados a como se desenvolve a inteligência de RH através de HR Analytics, cenário em que a criação de conhecimento e o alinhamento com TI ocupam papel central. Dado esse panorama, esta pesquisa busca identificar como é o processo de criação de conhecimento e o contexto de alinhamento entre TI e RH em empresas brasileiras que praticam o HR Analytics. Para isso, foram conduzidos estudos de caso com cinco empresas através de formulários de avaliação e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram fornecidos por lideranças de RH e integrantes do processo de HR Analytics das empresas. Os resultados direcionam para diferenças entre como lideranças de RH e Business Partners buscam criar valor através de HR Analytics. Essa observação parece apontar para a necessidade de atenção à sinergia dos esforços para que cada campo de interações atinja seus objetivos; como as importâncias da unificação de conceitos e do direcionamento estratégico no RH. Assim, a maturidade de desenvolvimento do HR Analytics parece se encontrar ligada a esses fatores e também à influência do caminho de desenvolvimento tecnológico optado pelo RH.
Título em inglês
Human resources analytics management: effectiveness, knowledge creation and alignment with information technology.
Palavras-chave em inglês
Effectiveness
HR analytics
Human resources
Information technology
Knowledge management
Resumo em inglês
Human Resources Analytics (HR Analytics) is not a recent activity, but it is getting relevance in Human Resources (HR) literature and in the professional environment. Compound this scenario pressures brought by the advances in processing and analysis capacity that Information Technology (IT) currently offers and by the increasing requirement over the HR strategy to be more connected to that of the line of business. The literature points out factors that still need to be better explored so that the development of the theme "HR Analytics" can be better understood in academic and professional environments, such as the contribution of analytical knowledge in HR, efficiency in the application of IT resources and the connection of strategic HR formulation with line-of-business and IT strategies. These factors seem to be related to how HR intelligence is developed through HR Analytics, a scenario in which knowledge creation and alignment with IT play a central role. Presented this scenario, this research aims to identify how the process of knowledge creation and the context of alignment between IT and HR take place in Brazilian companies that practice HR Analytics. For this, case studies were conducted with five companies through assessment forms and semi-structured interviews. The data were provided by HR leaders and members of the HR Analytics business process. The results point to differences between how HR leaders and Business Partners seek to create value through HR Analytics. This observation seems to highlight attention to the synergy of efforts, so each field of interactions could reach its objectives; such as the importance of unifying concepts and strategic direction in HR. Thus, the development of the maturity of HR Analytics seems to be connected to these factors, as well as the influence of the ways of technological development chosen by HR.
 
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Data de Publicação
2018-11-06
 
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