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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2016.tde-01082016-090637
Documento
Autor
Nombre completo
Luis Fernando da Costa Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Fleury, Afonso Carlos Correa (Presidente)
Avrichir, Ilan
Sacomano Neto, Mario
Título en portugués
Upgrading" em cadeias de valor: o papel da estratégia do líder.
Palabras clave en portugués
Cadeia de suprimentos
Cadeias globais de valor
Estratégia
Globalização
Indústria de jogos digitais
Upgrading
Resumen en portugués
Esta pesquisa investiga como estratégia da empresa líder afeta o upgrading dos fornecedores em uma Cadeia Global de Valor. Indicações recentes sugerem que a orientação estratégica de uma cadeia de valor tem papel relevante no upgrading dos fornecedores. Associado a ciclos virtuosos de desenvolvimento, o upgrading representa o acesso a trajetórias distantes da "corrida para o abismo" na competição econômica mundial. A literatura tradicional não incorpora a estratégia do líder como elemento explicador do upgrading, considerando-o um resultado das atividades inovativas do fornecedor, sujeito a efeitos dos modos de governança que esta empresa experimenta. Com base nas literaturas de Cadeias Globais de Valor e de Estratégia de Operações, um modelo conceitual traz as prioridades competitivas do líder como variável moderadora da relação entre a governança entre firmas e o upgrading dos fornecedores. Um estudo de casos múltiplos foi conduzido com quatro empresas desenvolvedoras, que em conjunto formam uma amostra bastante diversa da Indústria Brasileira de Jogos Digitais. Além da influência da governança da cadeia e da estratégia do líder sobre o upgrading dos fornecedores, a discussão incluiu outras melhorias estratégicas e estratégias definidas por outros atores na cadeia. As conclusões são: (I) Em cadeias relacionais, o upgrading do fornecedor se alinha à estratégia do líder; (II) Em cadeias modulares, um fornecedor tem melhores oportunidades de realizar o upgrading sob estratégias de outros atores que não o líder da cadeia (III) Empresas com atuação em múltiplas cadeias têm melhores níveis de upgrading que empresas com operações focadas, além de potencializar outras mudanças estratégicas.
Título en inglés
Upgrading in value chains: the role of the leader's strategy.
Palabras clave en inglés
Digital games industry
Global value chains
Strategy
Upgrading
Resumen en inglés
This research investigates how the leading firms' strategy affects the suppliers' upgrading in a Global Value Chain. Recent indications suggest that the strategic orientation of a value chain plays an important role in suppliers' upgrading. Associated with virtuous development cycles, upgrading represents the access to trajectories alternative to the "race to the bottom" in the global economic competition. The traditional literature does not include the leader's strategy among the explanations of upgrading, considering it a result of the supplier's innovative activities, subject to effects from the experienced governance modes. Based on the literature on Global Value Chains and Operations Strategy, a conceptual model brings the leader's competitive priorities as moderating variables for the relationship between interfirm governance and suppliers' upgrading. A multiple case study was conducted with four development firms, which together account for a diverse sample from the Brazilian Digital Games Industry. Beyond the influence of the chain governance and the leader's strategy over the suppliers' upgrading, the discussion included other strategic improvements and strategies defined by other actors in the chain. The conclusions are: (I) In relational chains, the supplier' upgrading occurs in line with the leader's strategy; (II) In modular chains, a supplier has better upgrading opportunities under strategies of other actors, besides the chain's leader (III) Companies operating in multiple chains have better upgrading levels than firms with focused operations, while also leveraging other strategic changes.
 
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Fecha de Publicación
2016-08-01
 
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