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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.3.2014.tde-27072015-160032
Documento
Autor
Nome completo
Nayara Amaral Lima de Valois
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Botter, Rui Carlos (Presidente)
Casaca, Ana Cristina Ferreira Castela Paixão
Pereira, Newton Narciso
Porto, Paulo Costacurta de Sa
Robles, Léo Tadeu
Título em português
Requisitos para modelo de operação da cabotagem de cargas conteinerizadas no Brasil: a utilização de terminais rápidos.
Palavras-chave em português
Autoestradas do mar
Cabotagem
Contêineres
Requisitos
Terminais rápidos
Resumo em português
Este estudo propõe requisitos para a adequação da operação de cabotagem de contêineres nos terminais portuários brasileiros. Esta adequação transforma os terminais convencionais em terminais marítimos denominados aqui como rápidos. O conceito de terminais eficientes utilizado pelo projeto europeu Motorways of the Sea - MoS serviu como referência para o desenvolvimento da proposta. A metodologia utilizada fundamentou-se na coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas a usuários da cabotagem, além de questionário online com especialistas e simulação por eventos discretos da operação de cabotagem. As respostas das entrevistas direcionaram o estudo para fatores de melhorias relacionados a processos de liberação da carga por parte de órgãos de fiscalização, custos portuários e controles alfandegários. A avaliação das respostas do questionário online se fez por meio de uma variação da técnica Delphi com Q-sort que consolidou as respostas em cinco categorias: administrativo/fiscal, custos, hinterlândia, infraestrutura e operacional. O modelo de simulação de eventos discretos verificou os dados operacionais e avaliou as diferenças entre a operação dos terminais convencionais e de terminais compatíveis com o modelo do projeto MoS. Os principais requisitos propostos são: a melhoria no processo de fiscalização com a simplificação nas inspeções e liberações das cargas; a redução de fretes para transporte de carga porta-a-porta; a existência de acessos terrestres (rodoviário/ferroviário) para interconexões entre os modais; a disponibilidade de infraestrutura adequada (equipamentos) para uso nos terminais; e a minimização de tempos operacionais e de entrega porta-a-porta. Uma derivação da técnica Matriz QFD (Quality Function Deployment) foi utilizada para obtenção do sequenciamento dos requisitos propostos. O estudo verificou que a aplicação dos requisitos salienta as oportunidades de melhorias na operação de cabotagem nos terminais brasileiros. Também ficou evidenciado a possibilidade de adequação dos terminais convencionais em terminais rápidos, mediante a aplicação do sequenciamento obtido para os requisitos propostos.
Título em inglês
Requirements for operational model of short sea shipping of containerized cargo in Brazil: the use of fast terminals.
Palavras-chave em inglês
Containers
Fast terminals
Motorways of the sea
Requirements
Short sea shipping
Resumo em inglês
This study proposes requirements for the adequacy of Short Sea Shipping (SSS) operation in Brazilian container port terminals. This adaptation transforms conventional port terminals into maritime terminals called "fast". The concept of "eficient terminals" of the European project Motorways of the Sea MoS served as reference for the development of this proposal. The methodology was based on data collection through semi-structured interviews with SSS users as well as an online questionnaire with experts and discrete event simulation of SSS terminals. The responses from the interviews directed the study to factors related to processes of cargo release by regulatory agencies, port costs and customs controls. The evaluation of the online questionnaire responses was done by means of a variation of the Delphi technique with Q-sort that consolidated the responses in five aspects: administrative, costs, hinterland, infrastructure and operational. The discrete event simulation model verified operational data and evaluated the differences between the operation of conventional terminals and those compatible with the MoS project model. The main proposed requirements are: the process improvement to reduce inspections and cargo clearances, the freight reduction on cargo door-to-door transportation, the existence of land access (road/rail) for interconnections between modes, the availability of adequate infrastructure (equipment) for terminal use and the decrease of operating times and door-to-door delivery. The Quality Function Deployment (QFD) matrix technique was used to obtain a sequencing order for the proposed requirements. The study found that the requirements application highlights the improvement opportunities in SSS operation in Brazilian terminals. It was also evidenced the possibility of conversion of these conventional terminals on "fast" terminals, with the requirements sequencing order application.
 
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tese_NayaraValois.pdf (5.75 Mbytes)
Data de Publicação
2015-08-13
 
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