• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2008.tde-27022009-104608
Documento
Autor
Nome completo
Valter Castelhano de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Silva, José Reinaldo (Presidente)
Martins, Marcelo Ramos
Tonidandel, Flavio
Título em português
Proposta de método para gestão de requisitos de sistemas integrando modelagem de negócio e linguagens formais.
Palavras-chave em português
Engenharia de requisitos
Linguagens formais
Negócio (modelagem)
UML
Resumo em português
Apesar das novas e efetivas técnicas de engenharia de software, os projetos de desenvolvimento de sistemas estão propensos a ter os mesmos problemas que acometem o software de apoio à gestão. Entrega com atraso, acima do orçamento e não suprindo as reais necessidades dos usuários finais ou da organização que está financiando o desenvolvimento do sistema, são os principais problemas. Esse último problema é o que mais afeta o desenvolvimento de sistemas e é um desafio para que o desenvolvimento personalizado seja uma solução real para várias empresas. Este trabalho apresenta uma proposta de método de gestão que auxilie a comunicação entre as atividades associadas à engenharia de requisitos e as atividades associadas à modelagem dos processos de negócio. Essa abordagem concerne à gestão e tratamento de requisitos de sistemas baseando-se em técnicas de engenharia de processos de negócios e de engenharia de requisitos, no processo unificado de desenvolvimento de software e na utilização de linguagens semi-formais e formais de modelagem, UML e SysML respectivamente. O método pretende mitigar os efeitos dos problemas de comunicação existentes entre os diversos integrantes de um projeto, com especial atenção para a comunicação entre a equipe de requisitos do projeto e os stakeholders responsáveis pela aceitação e aprovação do sistema. A pesquisa, com o apoio da apresentação de dois casos que ilustram o método de gestão proposto, permite concluir que é possível tornar mais efetiva e produtiva a comunicação entre os diversos envolvidos com o projeto, podendo resultar em um processo mais eficiente para a aceitação dos requisitos junto aos stakeholders.
Título em inglês
Proposal for management system requirements method integrating business modeling and formal languages.
Palavras-chave em inglês
Business modeling
Formal languages
Requirements engineering
SysML
UML
Resumo em inglês
Despite new and effective software engineering techniques, system development projects are likely to have the same problems that affect the management support software. Delivery delay, above budget and not fitting the real needs of end users or the organization that is funding the system development, are the most common problems. The latter problem is the one that most affects the systems development and is a challenge for the custom development to be a real solution to several companies. This work presents a proposal for a management method to help the communication between the activities associated with the engineering requirements and the activities associated with business processes modeling. This approach, concerns to the systems requirements treatment and management, is based on business processes engineering and requirements engineering, in software development unified process and in the use of semi-formal and formal modeling languages as UML and SysML, respectively. The method seeks to mitigate the effects of the communication problems among the project members, with special attention to the communication between the project requirements team and the stakeholders responsible for the system acceptance and adoption. The research, supported by the presentation of two cases which illustrates the proposed management method, has concluded that it is possible to make more effective and productive communication among members related with the project, which may result a more efficient process for the stakeholders requirement acceptance.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2009-07-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.