• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2001.tde-16012002-102949
Document
Author
Full name
Ricardo Terumichi Ono
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2001
Supervisor
Committee
Botter, Rui Carlos (President)
Biazzi, Jorge Luiz de
Brinati, Marco Antonio
Title in Portuguese
Estudo de viabilidade do transporte marítimo de contêineres por cabotagem na costa brasileira.
Keywords in Portuguese
alocação de rotas
cabotagem
gams
modelagem em programação linear mista
transportes
Abstract in Portuguese
O presente trabalho apresenta o panorama atual do transporte marítimo de contêineres por cabotagem no Brasil. Fez-se um breve descritivo do contexto em que se situa tal segmento do transporte marítimo, avaliando as condições para a sua viabilidade e apontando os principais entraves e reformas necessárias no setor portuário. O grande potencial de crescimento encontrado no setor motivou a elaboração de uma metodologia para desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à decisão, na qual parâmetros relativos à demanda de mercados e características da frota podem ser testados para o dimensionamento desta, bem como a programação dos navios estabelecendo rotas e escalas nos portos que configuram esse cenário. A metodologia empregada pode ser dividida em duas etapas: a primeira consiste na geração de todos os roteiros viáveis, juntamente com os parâmetros relativos a cada uma das rotas para cada classe de embarcação. A segunda etapa consiste no desenvolvimento de um modelo de programação linear, cujo objetivo é a minimização do custo total da operação de cabotagem. Os modelos foram estruturados de forma a apresentar o dimensionamento da frota por classe de embarcação, a rota para cada embarcação da frota e a freqüência de atendimento ou escala em cada porto.
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
teses_online.pdf (829.28 Kbytes)
Publishing Date
2002-02-21
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.