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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2012.tde-13062013-170706
Documento
Autor
Nome completo
Victor Cavinato Moura
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Mendes, André Bergsten (Presidente)
Arenales, Marcos Nereu
Brinati, Marco Antônio
Título em português
Programação de frota de embarcações de lançamento de dutos.
Palavras-chave em português
Apoio marítimo offshore
Heurísticas
Programação de veículos
Programação Linear Inteira Mista
Relaxação Lagrangiana
Resumo em português
A presente pesquisa considera o problema de programação de uma frota de embarcações de lançamentos de dutos, conhecidas como Pipe Layer Support Vessel (PLSVs), as quais fazem parte da frota de apoio marítimo de uma operação offshore. As embarcações do tipo PLSVs são responsáveis pelas tarefas de lançamento de dutos submarinos, que escoam a produção dos poços de petróleo, e pela interligação destes dutos à infraestrutura submarina. A programação da frota deve atender uma demanda de serviço conhecida, em um horizonte de médio prazo, respeitando restrições operacionais, visando minimizar o atraso ponderado total das tarefas ou evitar que existam atrasos. Foi desenvolvido um método para estimar o valor da solução ótima do problema, baseado na técnica de relaxação Lagrangiana, e um conjunto de heurísticas para gerar soluções viáveis para o problema.
Título em inglês
Fleet scheduling of pipe layer vessels.
Palavras-chave em inglês
Heuristics
Lagrangean relaxation
Mixed Integer Linear Programming
Offshore support vessels
Vehicle scheduling
Resumo em inglês
This research considers the problem of scheduling a fleet of specialized vessels used for launching pipes and connecting them to the subsea infrastructure, in an offshore oil production environment. The Pipe Layer Support Vessels (PLSV) must be scheduled such that the demand is fully attended within the planning horizon, observing other operational constraints, with the purpose of minimizing the total weighted tardiness. The solution method is based on constructive and local search heuristics. Bounds on the optimal solution were derived by a Lagrangean relaxation algorithm.
 
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Data de Publicação
2013-06-20
 
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