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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2012.tde-10052012-115823
Documento
Autor
Nome completo
Helio Correa da Silva Junior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Conti, Mardel Bongiovanni de (Presidente)
Padovezi, Carlos Daher
Szajnbok, Moyses
Título em português
Avaliação de inércia e amortecimento hidrodinâmicos em seções bidimensionais oscilando em balanço: influência de propriedades geométricas e inerciais.
Palavras-chave em português
Amortecimento hidrodinâmico
Balanço
Hidrodinâmica experimental
Inércia hidrodinâmica
Resumo em português
Consideram-se neste trabalho seções bidimensionais oscilando em balanço. Adotam-se modelos representativos do movimento segundo este único grau de liberdade. Estimam-se os parâmetros de inércia e de amortecimento hidrodinâmicos por meio de experimentos de decaimento. Simulações numéricas incorporando os parâmetros estimados experimentalmente, bem como previsões empíricas de resultados da literatura, são confrontadas à registros experimentais para verificação da adequação das previsões, e para avaliação da adequação dos modelos à representação da dinâmica da oscilação. Com a metodologia de análise escolhida, avalia-se a influência de determinados parâmetros sobre as propriedades hidrodinâmicas; consideram-se variações: de proporções da seção, de posição vertical do centro de massa, de inércia própria em balanço, de forma do bojo, e quanto a presença de bolina e suas proporções. Também é considerada a influência do ângulo inicial de banda nas propriedades hidrodinâmicas, bem como a participação da energia irradiada pela onda na energia acumulada pelo sistema anterior ao início do movimento. Os elementos anteriores levam à proposição de orientações para avaliação da influência das propriedades geométricas e inerciais no comportamento do casco em balanço.
Título em inglês
Evaluation of added inertia and hydrodynamic damping in rolling two dimensional sections: influence of geometric and inertial properties.
Palavras-chave em inglês
Added inertia
Experimental hydrodynamics
Hydrodynamic damping
Roll
Resumo em inglês
The scope of this work is the verification of hydrodynamic properties of two dimensional rolling sections. Analytical models of a single degree-of-freedom movement are adopted. The added inertia and damping are estimated by free decay tests. Numerical simulations with the obtained experimental parameters as well as empirical literature results are compared to the data tests in order to verify the adequacy of the procedures. With the chosen method of analysis, the influence of the hydrodynamic parameters are verified. The following parameters are considered: the beam draft ratio, vertical position of center of gravity, moment inertia, bilge shape and the addition or not of bilge keels. The initial angle of roll is also considered as well as the transport of the energy accumulated before the decay by the wave generated by the movement of the model. These elements lead to the proposition of orientations for the verification of the influence of geometric and inertial properties in the behave of rolling two-dimensional sections.
 
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Data de Publicação
2012-05-14
 
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