• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2019.tde-06052019-090725
Documento
Autor
Nome completo
Cesar Igal Torres Ortiz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Mendes, André Bergsten (Presidente)
Branski, Regina Meyer
Queiroz, Maciel Manoel de
Título em português
Problema de localização e roteirização periódica com inclusão de rotas de transferência entre portos no atendimento de plataformas de petróleo.
Palavras-chave em português
Estruturas offshore
Petróleo
Portos
Roteirização
Resumo em português
A principal motivação da seguinte pesquisa foi conseguir estabelecer um ganho referente ao custo total da programacão de atendimento das plataformas de petróleo, partindo da premissa de cooperação dos navios de diferentes portos. Por tanto nesta pesquisa será estudado o problema de roteirização periódica na entrega de suprimentos a plataformas de petróleo, com a consideração de compartilhamento de recursos entre os diferentes portos. Isto significa que uma ou mais embarcações poderão ser deslocadas entre os portos, sendo aproveitadas nos dois portos. Esta forma de operação se contrapõe a ter uma frota dedicada em cada porto, sem a possibilidade de compartilhamento. A pesquisa se propõe a construir modelos matemáticos de programação linear inteira, e resolvê-los por meio de pacotes computacionais. Este problema foi inicialmente estudado como sendo uma extensão do problema de localização e roteirização periódica, que também é pouco explorado na literatura. No caso da distribuição física urbana, o compartilhamento de recursos consiste em possibilitar que a rota de um veículo inicie em um depósito, e termine em um depósito diferente do qual iniciou. Para o caso da distribuição urbana, também serão apresentados 3 modelos matemáticos. Instâncias extraídas e adaptadas da literatura serão testadas para mostrar a aplicabilidade dos modelos.
Título em inglês
Periodic location routing with inclusion of transfer routes between ports in offshore platforms service.
Palavras-chave em inglês
Offshore logistics
Platform supply
Supply
Resumo em inglês
The main motivation of the following research was to establish a gain related to the total cost of scheduling service of oil platforms, based on the premise of cooperation of ships from different ports. Therefore In this research the periodic routing problem will be studied in the context of delivering supplies to oil platforms at the sea. A novel aspect will be considered which is the sharing of resources (supply vessels) among the ports. This means that one or more vessels can be transferred between ports, being used by all ports. This modus operandi contrasts with a dedicated fleet operating at each port, without the possibility of being shared. The research is focused on proposing integer linear mathematical models, and have them solved with commercial optimization codes. The problem was initially considered as an extension of the periodic location routing problem, which also has been seldom studied in the existing literature. In the case of the urban physical distribution, the resource sharing aspect consists in allowing a distribution route to end at a different depot, other than the one where the vehicle started. For the urban physical distribution, it will be proposed 3 mathematical models. Instances extracted and adapted from the literature will be tested to demonstrate the models' applicability.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-06-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.