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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2014.tde-06052015-102551
Documento
Autor
Nome completo
Alessandro Souza Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Pinto, Marcos Mendes de Oliveira (Presidente)
Botter, Rui Carlos
Pompermayer, Fabiano Mezadre
Título em português
Modelagem do escoamento de granéis agrícolas aplicada à estratégia operacional nos terminais portuários da região sudeste do Brasil.
Palavras-chave em português
Área de influência portuária
Crescimento da produção da soja
Custo logístico total
Hinterland
Resumo em português
O processo de crescimento da produção da soja e a necessidade de eficiência em seu escoamento, atrelado a um menor custo logístico total, demanda a elaboração de um planejamento operacional que delimite as áreas de influências dos portos, as hinterlands; e mantenha a estabilidade do mercado. Entretanto, o menor custo logístico total para escoamento da produção não é respeitado em alguns fluxos por conta de restrições de transporte multimodal. Em consonância a isso, os projetos futuros de implantação de novas rotas para o escoamento da produção, delimitadas por investimentos em transporte multimodal, instalação de novos portos e terminais de transbordo de carga, vem interferindo nessas áreas de influência aumentando a dinâmica do negócio. Este estudo possui como objetivo caracterizar a dinâmica das rotas de escoamento da produção, listar as suas interferências, mapear a discussão a respeito do conceito de hinterlands e apresentar metodologias para sua delimitação. O modelo proposto será aplicado a todos os portos que participaram do comércio exterior da soja em 2011, com destaque para o Píer 3, da Vale S/A. Como resultados esperados, deverão ser respondidos dois questionamentos fundamentais: 1) qual a importância do Píer 3, da Vale S/A, no que tange ao escoamento da safra agrícola brasileira, e na sua competitividade de custo logístico total? 2) O terminal será necessário no futuro?
Título em inglês
Modeling of the flow of bulk agripoducts applied to the operational strategy of Brazil´s southeastern ports.
Palavras-chave em inglês
Growth of soybean production
Hinterlands
Ports influence area
Total logistic costs
Resumo em inglês
The growth process of soybean production and the need for efficiency in its flow, coupled to a lower total logistics costs, demand the development of an operational plan that demarcates the areas of influence of the ports, the Hinterlands, and maintain market stability. However, the lowest total logistics costs for production flow are not respected in some scenarios due to restrictions of the multimodal transportation. Correspondingly, future projects to implement new routes for the production flow, bounded by investments in multimodal transport, installation of new ports and terminals cargo transshipment, are interfering in these areas of influence increasing business dynamics. This study aims to characterize the dynamics of the flow of production routes, list their interference, map the discussion about the concept of hinterlands and present methodologies for its delimitation. The proposed model will be applied to all ports participating in the foreign trade of soybeans in 2011, with emphasis on the VALE S/A Pier 3. The expected results should answer two fundamental questions: 1) what is the importance of VALE S/A Pier 3 regarding the distribution of the Brazilian harvest, and the competitiveness of total logistics costs? 2) The terminal will be needed in the future?
 
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Data de Publicação
2015-05-06
 
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