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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2018.tde-04012018-112458
Documento
Autor
Nome completo
Felipe George Gomes Pereira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Tachibana, Toshi Ichi (Presidente)
Mota, Daniel de Oliveira
Robles, Léo Tadeu
Título em português
Implantação de terminal portuário no corredor logístico de exportação do Arco Norte: fatores de decisão entre porto público e terminal de uso privado.
Palavras-chave em português
Logística
Milho
Portos (Planejamento)
Soja
Resumo em português
O desempenho satisfatório da produção e exportação de soja e milho nos últimos anos, e projeções futuras do agronegócio, firmam o Brasil no cenário mundial como um dos maiores produtores e exportadores destas commodities. Para atender a demanda de escoamento das safras nos próximos anos, o Brasil precisará desenvolver e modernizar as rodovias, ferrovias, hidrovias, terminais portuários e plataformas logísticas. A produção das safras dos grãos destinada à exportação, embora cultivadas em épocas distintas, causam em determinados períodos congestionamento nos portos do sul e sudeste. Com a expectativa de crescimento da produção e exportação destas oleaginosas, as plataformas logísticas localizadas no norte e nordeste tornaram-se as principais alternativas para a redução dos custos logísticos no escoamento das safras, apesar de ainda apresentarem deficiências na infraestrutura de transporte. O incentivo ao investimento privado em portos públicos, através de decretos que regulamentam a Lei dos Portos (Lei Nº 12.815/2013), é uma estratégia importante para Governo Federal desenvolver novas rotas logísticas mais eficientes. Posto isso, a pesquisa baseou-se no método Analytic Hierarchy Process (AHP) para identificar e avaliar os principais critérios analisados por decisores na escolha de investimentos, visto as alternativas de arrendamento de área e infraestrutura em porto organizado e implantação de terminal de uso privado.
Título em inglês
Implantation of port terminal in Arco Norte export logistics corridor: decision factors between public port and private use terminal.
Palavras-chave em inglês
Logistics of soy and corn export
Multicriteria analysis
North arc logistics platforms
Port planning
Resumo em inglês
The satisfactory performance of the production and export of soybean and corn in the last years and future projections of the agribusiness, makes Brazil in the world scenario as one of the biggest producers and exporters of these commodities. In order to meet export demand in the coming years, Brazil will need to develop and modernize highways, railways, waterways, port terminals and logistics platforms. The production of grains for export, although developed at different times, causes in certain periods congestion in the ports of the south and southeast. With the expectation of increasing the production and export of these oleaginous products, the logistic platforms located in north and northeast have become the main alternatives for the reduction of logistical costs, although they still present deficiencies in the transport infrastructure. The encouraging private investment in public ports, through decrees that regulate the Law of Ports (Law Nº 12.815/2013), is an important strategy for the Federal Government to develop new routes and to provide an efficient logistics. Thus, the research was based on the Analytic Hierarchy Process (AHP) method to identify and evaluate the main criteria analyzed by decision-makers in the choice of investments, seeing the alternatives of area and infrastructure leasing in organized port and implementation of private use terminal.
 
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Data de Publicação
2018-01-11
 
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