• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2017.tde-03082017-105523
Documento
Autor
Nombre completo
João Ferreira Netto
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Botter, Rui Carlos (Presidente)
Dutra, Ademar
Moura, Delmo Alves de
Nascimento, Ademar Nogueira do
Sampaio, Mauro
Título en portugués
O conceito de corredores verdes de transportes de mercadorias e uma aplicação no transporte de soja para exportação.
Palabras clave en portugués
Corredores
Logística
Sustentabilidade
Transportes
Resumen en portugués
Muitas políticas públicas têm buscado minimizar os efeitos que atividades de transporte causam ao meio ambiente e à sociedade. Uma dessas políticas remete ao surgimento dos corredores verdes de transporte de cargas, originalmente concebidos na Europa. Inicialmente, propõe-se uma definição de corredores verdes para que se avalie o transporte de mercadorias no Brasil a partir da definição obtida e seja selecionado um caso de transporte de mercadorias no Brasil para avaliação de acordo com o que se propõe em experiências internacionais, incluindo a aplicação de tecnologias para obtenção de tais corredores. Desenvolve-se, portanto, um estudo de caso aplicado a corredores de transporte de soja produzida no Mato Grosso para exportação, de forma que se considere os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário, e a intermodalidade. São utilizados indicadores de desempenho para análise e verificadas as características e diferenças entre os corredores. Tecnologias que visam aumentar a sustentabilidade em um corredor são testadas e formas de tornar um corredor brasileiro de transporte de soja em um corredor verde são sugeridas. Observa-se que corredores que utilizam o modal hidroviário tendem a apresentar melhor desempenho econômico e ambiental, sugerindo que a alternativa para "verdificação" de corredores de transportes no Brasil é a utilização dos rios. Verifica-se também que substituir combustíveis utilizados pode reduzir em até 90% a emissão de gases do efeito estufa e que investir em terminais intermodais leva eficiência às operações deixando margem para investimentos em tecnologias sustentáveis. Conclui-se, ainda, que corredores que utilizam hidrovias possuem elevado potencial de melhoria em função da quantidade de tecnologias e melhorias propostas.
Título en inglés
The concept of green corridors for freight transport and an application in the transport of soybeans for export.
Palabras clave en inglés
Corridors
Intermodality
Logistics
Sustainability
Transportation
Resumen en inglés
Many public policies aim to minimize the effects that transport activities cause to the environment and society. One such policy refers to the conception of green corridors originally designed in Europe. An initial objective of this thesis is conceptualizing a green corridor to freight in Brazil and, from the definition obtained, select cases of freight transport for evaluation according to what is proposed in international experiences, including the application of technologies to obtain green corridors. In order to achieve the objective a case study is developed for freight corridors of soybean produced in Mato Grosso for export so as to consider road, rail, waterways and intermodality. KPI's are considered on case analysis and to verify the characteristics and differences between the corridors. Technologies that aim to increase sustainability in a corridor are tested and ways to turn a Brazilian soybean corridor into a green corridor are suggested. The corridors that consider waterways tend to present better economic and environmental performance, suggesting that the alternative for "greening" of transportation corridors in Brazil is the use of rivers. It also has observed that replacing fuels could reduce greenhouse gas emissions by up to 90% and that investing in intermodal terminals brings efficiency to operations leaving margin for investments in sustainable technologies. It can also be concluded that the corridors present high potential for improvement when consider waterways due to the number of technologies and improvements proposed to this mode of transportation.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-08-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.