• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2007.tde-01042009-101859
Document
Auteur
Nom complet
Marcia Moreira Martins Pereira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Martins, Marcelo Ramos (Président)
Rabechini Junior, Roque
Toledo, Nilton Nunes
Titre en portugais
A maturidade em gerenciamento de projetos e sua contribuição para a seleção de projetos de acordo com a estratégia organizacional.
Mots-clés en portugais
Administração de projetos
Estratégia organizacional
Resumé en portugais
A crescente busca pela utilização do gerenciamento de projetos enquanto diferencial estratégico no mercado atual e, mais recentemente, a procura pelo gerenciamento de projetos formal e estruturado, como parte da estratégia competitiva da organização, associadas à popularização do termo maturidade, justificam o conceito de maturidade em gerenciamento de projetos e a existência dos modelos de maturidade em gerenciamento de projetos. Existem atualmente diversos modelos de maturidade no mercado. A maioria deles está alinhada a um guia de conhecimento, que é utilizado como medida comparativa na avaliação do nível de maturidade da organização, e classifica o estágio de maturidade da organização em cinco níveis. Difere dos demais o modelo Organizational Project Management Maturity Model (OPM3®), proposto pelo Project Management Institute (2003). Ao invés de ser concebido como um modelo de níveis de maturidade, tem como enfoque três elementos (conhecimento, avaliação e melhoria), através dos quais o modelo se auto-atribui a capacidade de vincular projetos à estratégia organizacional. O presente estudo procurou avaliar a contribuição da maturidade em gerenciamento de projetos para a seleção de projetos de acordo com a estratégia organizacional. Quanto ao método de pesquisa, foi utilizado o survey, tendo como fonte de evidência um questionário auto-administrado web-based. A população de interesse do pesquisador foi composta pelas organizações estabelecidas no Brasil que se utilizam do gerenciamento de projetos; a amostra da pesquisa foi constituída de profissionais da área de gerenciamento de projetos da rede de contatos do pesquisador. As 78 respostas válidas obtidas com o survey foram submetidas às análises descritiva e inferencial. Em relação aos resultados obtidos, foi possível comprovar que a utilização do modelo OPM3® para avaliação do nível de maturidade da organização influencia a prática da seleção de projetos relacionados à estratégia organizacional. Não foi possível provar que a prática da seleção de projetos relacionados à estratégia organizacional seja influenciada pela existência de processo de formulação da estratégia ou pelo estágio de maturidade predominante na organização para cada domínio (projeto, programa e portfólio). Em se tratando das limitações do estudo, citam-se a pequena quantidade de empresas brasileiras onde o questionário de Auto-Avaliação proposto pelo OPM3® foi utilizado e a obtenção da visão da organização através da percepção do respondente (em alguns casos as questões exigiam uma resposta subjetiva). Por sua vez, a principal contribuição obtida com a pesquisa refere-se à identificação de elementos facilitadores da seleção de projetos relacionados à estratégia organizacional. Como contribuição secundária, pode ser citada a ampliação da quantidade de pesquisas acadêmicas realizadas com apoio de tecnologia para o recebimento dos dados, neste caso, email e hospedagem na Internet. Outras contribuições referem-se à proposição do modelo teórico para a pesquisa e à realização da pesquisa de campo em si, esta última permitindo a obtenção de dados sobre empresas nacionais no que tange ao gerenciamento de projetos e à utilização do modelo OPM3® para avaliação do nível de maturidade.
Titre en anglais
Project management maturity and its contribution to project selection according to organizational strategy.
Mots-clés en anglais
Organizational strategy
Project management maturity
Project management maturity model (OPM3®)
Resumé en anglais
The increasing use of project management as strategic differential in our market and, most recently, the search of formal and structured project management, as part of organizational competitive strategy, in association with the maturity concept popularization, justify the concept of project management maturity and the existence of project management maturity models. There are many maturity models at the market. Most of them are aligned with a project management body of knowledge, used as reference to the organizational maturity level evaluation, and classify the organizational maturity stage into five linear levels. The Organizational Project Management Maturity Model (OPM3®), developed under the stewardship of the Project Management Institute (2003), is different. Instead of being designed as a system of levels of maturity, it focuses on three basic elements (knowledge, assessment and improvement), through which the model assigns itself the capability of join organizational strategy and projects. This study aimed to evaluate the contribution of project management maturity into bridging strategy and individual projects. The research method used was the survey, and the measurement instrument was a web-based self-assessment questionnaire. The population frame was composed by Brazilian organizations that use project management; the research sample was composed by researcher networking professionals used to work at project management area. The 78 valid responses obtained through survey were analyzed by descriptive and statistical inference. Regarding the results, it was possible to prove that OPM3® model application in order to assess organizational maturity level acts on the project selection according to organizational strategy. It was not possible to prove that project selection according to organizational strategy depends on the formulation process of the strategy or the organizational maturity stage for each domain (project, program and portfolio). Among the study limitations, there was the small quantity of Brazilian companies that had used Self-Assessment tool provided in OPM3® and the collection of organizational view through the respondent perceptions (in some cases the questions requested a subjective answer). On the other hand, the main research contribution was the identification of helpful agents of project selection according to organizational strategy. As a secondary contribution, the growing in academical research using technological support to data collection, in this case, e-mail and web-based, might be mentioned. Other contributions refer to the theoretical model proposed to the study and the field research itself, this one allowing data collection about project management and the use of OPM3® model to maturity level assessment in Brazilian companies.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
PEREIRA_M_M_M.doc (46.00 Kbytes)
Date de Publication
2009-04-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.