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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2004.tde-29112004-133707
Documento
Autor
Nome completo
Luiz Antonio Chiummo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Sanchez, Luis Enrique (Presidente)
Philippi Junior, Arlindo
Silva, Gil Anderi da
Título em português
Desempenho ambiental e processo de comunicação: estudo de caso nos setores químico e petroquímico.
Palavras-chave em português
comunicação
desempenho ambiental
processo de comunicação
Resumo em português
A força propulsora da excelência organizacional compeliu grandes organizações a repensar seus modelos de gestão em segurança, saúde no trabalho e meio ambiente. O presente trabalho versa sobre a avaliação do desempenho ambiental de um conjunto de cinco empresas químicas e petroquímicas de um dos pólos industriais do Estado de São Paulo, signatárias do Programa Atuação Responsável da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e também certificadas pela norma NBR ISO 14.001:1996. A pesquisa abrange também a verificação da melhoria do processo de comunicação destas empresas em nível interno e com as demais partes interessadas. O trabalho aborda as vantagens da adoção de modelos de gestão integrada nas áreas de segurança, saúde no trabalho e meio ambiente, como fator de racionalização dos seus processos internos com vistas a aumentar a eficácia operacional. É discutida também a necessidade de as organizações demonstrarem seus resultados ambientais e estabelecerem canais eficazes de comunicação com as partes interessadas. São apontados os benefícios e dificuldades encontrados pelas empresas estudadas na adoção de metas para obtenção da melhoria do desempenho ambiental. Constatou-se ligeira melhoria ou manutenção do desempenho ambiental de quatro empresas estudadas, enquanto uma delas destacou-se com melhorias significativas, atribuídas a investimentos modernizadores e à adoção de nova tecnologia de processo. O conjunto de indicadores adotado pela ABIQUIM pode ser adaptado para expressar a evolução temporal do desempenho ambiental de cada empresa. Uma das empresas expandiu o rol de indicadores. As certificações obtidas com a norma NBR ISO 14.001:1996 e o Programa Atuação Responsável da ABIQUIM foram fatores coadjuvantes de mudanças internas e externas, contribuindo indiretamente para a melhoria do desempenho ambiental. Observou-se que todas as empresas têm grande preocupação com a imagem e tomaram iniciativas de comunicação com as partes interessadas; no entanto, os resultados do processo de comunicação não indicam melhoras expressivas na imagem dessas empresas. O Conselho Comunitário Consultivo desempenha papel fundamental no processo de comunicação. Projetos de apoio à comunidade demonstram responsabilidade social e têm sido uma boa oportunidade para melhorar a imagem e o próprio processo de comunicação. Embora as empresas estudadas tenham se empenhado em estabelecer canais de comunicação com todas as partes interessadas, há ainda um caminho árduo a ser percorrido. São apresentadas recomendações para aprimorar o processo de comunicação, como a ampliação do uso de programas sistêmicos envolvendo os representantes do Conselho Comunitário Consultivo e os funcionários das empresas, sendo estes incentivados a participar das ações sociais desenvolvidas na comunidade, como legítimos parceiros e interlocutores entre empresa e comunidade.
Título em inglês
Environmental performance and process communication: case study for chemical and petrochemical sectors.
Palavras-chave em inglês
communication
environmental performance
process communication
Resumo em inglês
The propelling power of the organizational excellence has been causing many large organizations to start rethinking the management models in safety, work health and environment. This work refers to the evaluation of the environmental performance of a set of five chemical and petrochemical companies of one of the industrial poles of the State of São Paulo, subscribers of the Responsible Care Program of the Brazilian Association of the Chemical Industry (ABIQUIM) and also certified by standard NBR ISO 14.001:1996. The research also comprises the checking of the improvement of those companies’ communication process, both in-house and with the other interested parties. The work approaches the advantages of the adoption of integrated management models in the areas of safety, work health and environment, as a factor to rationalize its internal processes aiming at increasing the operating effectiveness. It is also discussed the need to the organizations show their environmental results and establish effective communication channels with the interested parties. The benefits achieved and difficulties faced by the studied companies in the adoption of goals to obtain the improvement of the environmental performance are appointed. It was verified a slight improvement or keeping of the environmental performance of four studied companies, while one of them was outstanding with significant improvements, which can be attributed to modernizing investments and to the adoption of new process technology. The set of indicators adopted by ABIQUIM may be adapted in order to show the timely evolution of the environmental performance of each company. One of the companies expanded the roll of indicators. The certifications obtained with standard NBR ISO 14.001:1996 and the ABIQUIM Responsible Care Program were coadjuvant factors of both internal and external changes, contributing indirectly for the improvement of the environmental performance. It has been observed that all companies declare to be very concerned with their image and took several communication initiatives with the interested parties, however the communication process results do not appoint significant improvement in the image of those companies. The Advisory Community Council plays a major role in the communication process. Community support projects show social responsibility and had been a good opportunity to improve the image and the communication process itself. Although the studied companies have made every effort to establish communication channels with all interested parties, there is still a long way to run. Recommendations are given in order to improve the communication process, such as the enlarged use of systemic programs involving the representatives of the Advisory Community Council and the companies’ employees, encouraging the latter to take part of the social actions taken in the community, as legitimate partners and interlocutors between the company and the community.
 
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Luiz_Chiummo_diss.pdf (4.22 Mbytes)
Data de Publicação
2004-11-30
 
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