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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2014.tde-16112015-161539
Documento
Autor
Nome completo
Thiago de Souza Sekeres
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Plaut, Ronald Lesley (Presidente)
Ferreira Filho, Antenor
Schön, Claudio Geraldo
Título em português
Inter-relação entre parâmetros de rugosidade 2D/3D e a estampabilidade de chapas de aço de baixo carbono laminadas a frio para a indústria automotiva.
Palavras-chave em português
Atrito
Chapas de aço
Estampagem
Monitoramento
Rugosidade 3D
Topografia superficial
Variáveis do processo de estampagem
Resumo em português
O processo de estampagem é influenciado por diferentes variáveis, tais como, propriedades mecânicas e rugosidade da chapa, lubrificação do blank, coeficiente de atrito entre o blank e a ferramenta, parâmetros da prensa (força relativamente constante e velocidade), bem como variações nas ferramentas de conformação (deformação elástica). Este trabalho se dedica a investigação da influência do atrito entre a ferramenta e o blank. Em particular, será investigado o desenvolvimento de padrões artificiais de rugosidade de chapas metálicas (textura de superfície). O foco do presente trabalho é o estudo, em condições industriais, da inter-relação entre topografia superficial caracterizada pelos parâmetros de rugosidade 2D e 3D e estampabilidade de chapas de aço para painéis automotivos. Diferentes texturas superficiais de chapas de aço foram analisadas em termos de estampabilidade (medido pelo deslocamento do blank durante a estampagem) e tentativamente relacionadas com os parâmetros de rugosidades (2D e 3D) obtidos na chapa antes de estampar. Algumas tendências relevantes foram estabelecidas entre estes parâmetros. Os resultados aqui apresentados estão em concordância com publicações recentes mostrando uma clara relação entre estes parâmetros e que trabalhos futuros são necessários.
Título em inglês
Inter-relationship between 2D/3D roughness parameters and the stampability of cold rolled steel low carbon sheets for the automotive industry.
Palavras-chave em inglês
3D roughness. Sheet metal
Formability
Friction
Monitoring
Stamping process variables
Surface topography
Resumo em inglês
The stamping process is influenced by several variables such as sheet mechanical properties and roughness, blank lubrication, friction coefficient, press parameters (press force and speed), as well as variations in the forming tools (elastic strain). This work is dedicated to study the influence of friction between the tool and the blank. In this sense, it is necessary to study the development of artificial roughness patterns of sheet metals (surface textures). The aim of this research work is to study the inter-relationship, using the surface topography characterized by 2D and 3D roughness parameters and the formability of steel sheets for automotive panels. Different surface textures of sheet metal have been evaluated in terms of formability (measured by material flow during the process stamping) and tentatively related to roughness parameters (2D and 3D) obtained in the sheet metal prior to stamping. Some relevant tendencies have been established amongst these parameters. The results presented here are in accordance with other recently published research work showing that there is a clear relationship between these parameters, and that further detailed studies are needed.
 
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DISS_Sekeres.pdf (19.57 Mbytes)
Data de Publicação
2015-11-26
 
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