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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2014.tde-16112015-161539
Document
Auteur
Nom complet
Thiago de Souza Sekeres
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Plaut, Ronald Lesley (Président)
Ferreira Filho, Antenor
Schön, Claudio Geraldo
Titre en portugais
Inter-relação entre parâmetros de rugosidade 2D/3D e a estampabilidade de chapas de aço de baixo carbono laminadas a frio para a indústria automotiva.
Mots-clés en portugais
Atrito
Chapas de aço
Estampagem
Monitoramento
Rugosidade 3D
Topografia superficial
Variáveis do processo de estampagem
Resumé en portugais
O processo de estampagem é influenciado por diferentes variáveis, tais como, propriedades mecânicas e rugosidade da chapa, lubrificação do blank, coeficiente de atrito entre o blank e a ferramenta, parâmetros da prensa (força relativamente constante e velocidade), bem como variações nas ferramentas de conformação (deformação elástica). Este trabalho se dedica a investigação da influência do atrito entre a ferramenta e o blank. Em particular, será investigado o desenvolvimento de padrões artificiais de rugosidade de chapas metálicas (textura de superfície). O foco do presente trabalho é o estudo, em condições industriais, da inter-relação entre topografia superficial caracterizada pelos parâmetros de rugosidade 2D e 3D e estampabilidade de chapas de aço para painéis automotivos. Diferentes texturas superficiais de chapas de aço foram analisadas em termos de estampabilidade (medido pelo deslocamento do blank durante a estampagem) e tentativamente relacionadas com os parâmetros de rugosidades (2D e 3D) obtidos na chapa antes de estampar. Algumas tendências relevantes foram estabelecidas entre estes parâmetros. Os resultados aqui apresentados estão em concordância com publicações recentes mostrando uma clara relação entre estes parâmetros e que trabalhos futuros são necessários.
Titre en anglais
Inter-relationship between 2D/3D roughness parameters and the stampability of cold rolled steel low carbon sheets for the automotive industry.
Mots-clés en anglais
3D roughness. Sheet metal
Formability
Friction
Monitoring
Stamping process variables
Surface topography
Resumé en anglais
The stamping process is influenced by several variables such as sheet mechanical properties and roughness, blank lubrication, friction coefficient, press parameters (press force and speed), as well as variations in the forming tools (elastic strain). This work is dedicated to study the influence of friction between the tool and the blank. In this sense, it is necessary to study the development of artificial roughness patterns of sheet metals (surface textures). The aim of this research work is to study the inter-relationship, using the surface topography characterized by 2D and 3D roughness parameters and the formability of steel sheets for automotive panels. Different surface textures of sheet metal have been evaluated in terms of formability (measured by material flow during the process stamping) and tentatively related to roughness parameters (2D and 3D) obtained in the sheet metal prior to stamping. Some relevant tendencies have been established amongst these parameters. The results presented here are in accordance with other recently published research work showing that there is a clear relationship between these parameters, and that further detailed studies are needed.
 
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DISS_Sekeres.pdf (19.57 Mbytes)
Date de Publication
2015-11-26
 
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