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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2003.tde-31072003-153011
Documento
Autor
Nome completo
Gustavo André Nunes Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Barros, Ettore Apolonio de (Presidente)
Maruyama, Newton
Melnikoff, Selma Shin Shimizu
Título em português
Desenvolvimento de uma arquitetura de controle baseada em objetos para um robô móvel aquático.
Palavras-chave em português
AUV
robôs móveis
sistemas de tempo real
software orientado a objeto
UML
veículos autônomos
Resumo em português
Este trabalho trata do estudo de concepções de arquitetura do controle aplicadas aos robôs móveis autônomos e da proposição de um delas à instrumentação e controle em tempo real de um modelo de embarcação naval de alto desempenho. Tal veículo remotamente operado foi desenvolvido como parte das atividades do projeto temático "Comportamento em Ondas de Embarcações de Alto Desempenho" (proc.Fapesp 1997/13090-3). Realizou-se uma investigação dos diversos paradigmas de inteligência artificial que orientaram a evolução dos robôs móveis autônomos até o presente momento e, em particular, as concepções baseadas em modelos sócio-antropológicos e computacionais (teoria de agentes e orientação a objetos) através de sua aplicação à implementação de um sistema de aquisição e controle orientado a objetos, modelado através da UML (Unified Modeling Language), para o veículo mencionado. Testes de validação da arquitetura do controle foram realizados, sendo obtidos resultados experimentais que permitiram análises a respeito da dinâmica, manobrabilidade e navegação do veículo, as quais sugerem vários aperfeiçoamentos para o sistema de hardware e software em trabalhos futuros.
Título em inglês
Development of a control architecture based on objects for an aquatic mobile robot.
Palavras-chave em inglês
autonomous vehicles
AUV
mobile robotics
object-oriented software
real time systems
UML
Resumo em inglês
This work deals with the study of control architecture approaches applied to autonomous mobile robots, and proposes one of them for the control system of a self-propelled high speed ship model. Such unmanned vehicle was developed for the research project “Comportamento em Ondas de Embarcações de Alto Desempenho" (proc. FAPESP 1997/13090-3). A number of artificial intelligence paradigms, related to the autonomous robot evolution up to now, were investigated. Models based on the socio-anthropological paradigm and the corresponding computer science approaches, i.e. agent theory and object-oriented modeling, were emphasized. Object-oriented control software based on the UML (Unified Modeling Language) was designed for the real-time embedded system of the ship model. Validation tests of the control architecture were carried out. Experimental results, related to vehicle dynamics, maneuverability and navigation were acquired by the embedded system and analyzed in this work. These results suggest a number of improvements for future works on the software and hardware systems.
 
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Dissertacao.pdf (9.34 Mbytes)
Data de Publicação
2003-08-13
 
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