• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-07112019-152704
Document
Auteur
Nom complet
Aline Barbosa Petelin
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Fujino, Asa (Président)
Bortolin, Sueli
Lara, Marilda Lopes Ginez de
Oliveira, Amanda Leal de
Titre en portugais
Ações de mediação de leitura e formação do profissional bibliotecário: estudo nas bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados e na rede municipal de bibliotecas da cidade de São Paulo
Mots-clés en portugais
Biblioteca pública
Bibliotecário mediador
Formação profissional
Mediação de leitura
Resumé en portugais
A pesquisa se insere nas discussões sobre a importância da leitura na formação do cidadão e a atuação do bibliotecário como mediador de leitura. Parte do pressuposto que as atividades de estímulo à leitura nas bibliotecas públicas de São Paulo são equivocadamente entendidas como entretenimento, e de impacto administrativo, ao possibilitar o aumento das estatísticas dos serviços prestados pela biblioteca, e não como atividade de ação cultural, que visa à formação de leitores e à construção do hábito da leitura. Tem como objetivo geral refletir sobre a importância da leitura na formação do cidadão e analisar a atuação do bibliotecário como mediador de leitura e como objetivos específicos mapear e refletir a respeito das práticas de mediação de leitura desenvolvidas nas bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) e na rede municipal de bibliotecas de São Paulo; e verificar a relação entre formação do profissional bibliotecário para a mediação de leitura e as atividades desenvolvidas. Trata-se de estudo exploratório descritivo fundamentado em elaboração de quadro de referencial teórico e estudo de caso. Apresenta como resultado final uma proposta de projeto piloto de formação e aprimoramento de bibliotecários para atuação como mediadores de leitura.
Titre en anglais
Mediation actions of reading and training of the library professional: study in the libraries of Centros Educacionais Unificados and the São Paulo's libraries municipal network.
Mots-clés en anglais
Mediating Librarian
Professional qualification
Public Library
Reading mediation
Resumé en anglais
Research shows discussions about the importance of reading in citizen formation and the librarian's role as a mediator of reading. It assumes that reading stimulation activities in the public libraries of São Paulo are equated as entertainment, and administrative impact, by allowing the increase in the statistics of the services provided by the library and not as the cultural action activity, which aims at reader training and reading habit building. It has a general objective to reflecton the importance of reading in the formation of citizens and to analyze the performance of librarian as a reading mediator and aims to mapping and reflect about of reading mediation practices in the libraries of the Centros Educacionais Unificados (CEUs) and in the municipal library network of São Paulo; and verify the relationship between the professional librarian's training for reading mediation and the activities used. This is a descriptive exploratory study based on the elaboration of the theoretical framework and case study. It presents as a final result a proposal for a pilot project of training and improvement of librarians to act as reading mediators.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-11-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.