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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2011.tde-31082015-120250
Documento
Autor
Nombre completo
Cleber Eduardo Miranda dos Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Xavier, Ismail Norberto (Presidente)
Borges, Cristian da Silva
Freire, Marcius Cesar Soares
Título en portugués
O modelo egológico no documentário brasileiro: a individualização pela rentabilidade cênica em Estamira e A pessoa é para o que nasce
Palabras clave en portugués
Cinema brasileiro
Documentário
Individualização
Performance
Personagem
Resumen en portugués
Essa dissertação tem por objetivo colocar em perspectiva crítica e histórica o fenômeno da individualização de personagens no documentário contemporâneo, muitos elevados a título dos filmes, e o critério de seleção desses personagens por valores como carisma, talento e rentabilidade cênica, em sintonia com a noção de performance em sentido amplo (inclusive empresarial). Os filmes centrais para essa discussão são Estamira (2006), de Marcos Prado, e A pessoa é para o que nasce (2006), de Roberto Berlinner, ambos protagonizados por mulheres em situação de déficit social e orgânico, mas inseridas em uma dinâmica de superávit cênico e produtivo, como auto-empreendedoras que trabalham para ter imagem. Nesses dois documentários, e em alguns outros, impõese um "modelo egológico", centrado nos indivíduos, sem muitas implicações sociais. A pesquisa não lida apenas com uma circunscrição do documentário nos anos 2000, operando ainda um breve panorama histórico do documentário brasileiro posterior a Cabra marcado para morrer (1984), de Eduardo Coutinho, além de analisar uma mudança de estratégias de enfoque na comparação com a linhagem moderna dos anos 1960, conectada ao Cinema Novo, quando o "outro de classe" era abordado em uma perspectiva política e social, com o posicionamento dos filmes por meio de um locutor associado a um saber, procedimento classificado por Jean-Claude Bernardet como modelo sociológico.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Brazilian cinema
Character
Documentary
individualization
Performance
Resumen en inglés
The objective of this dissertation is to place the phenomenon of characters' individualization in the contemporary documentary inside a critic and historical perspective, transforming many times the name of the character in the name of the movie, and to discuss the selection criterion of these characters by values as charisma, talent or scenic´s profitability, in tune with the notion of performance in a broad sense (inclusive in a business sense). The central movies of this discussion are Marcos Prado´s Estamira (2006) and Roberto Berlinner´s A pessoa é para o que nasce (2006), both with principal female characters that are inserted in a social and organic deficit situation, but, still, in a dynamics of scenic and productive superavit, acting as selfentrepreneurial that build their own images. In these documentaries and others are imposed a self-logical model, centered in the individuals, without many social implications. The research doesn´t deal only with a documentary circumscription in the 2000´s, operating still in a brief historical panorama of the Brazilian documentary that follows Cabra marcado para morrer (1984) and analyzing a strategy change of focus in comparison with the 1960´s modern lineage, connected into the Cinema Novo, when the another of lower class was approached in a political and social situation and placing the movie through a narrator that were associated with a knowledge, procedure that is classified by Jean-Claude Bernardet as sociological model.
 
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Fecha de Publicación
2015-09-01
 
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