• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2019.tde-31072019-115319
Document
Auteur
Nom complet
Sávio Luis Stoco
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Morettin, Eduardo Victorio (Président)
Araújo, Luciana Sá Leitão Corrêa de
Kaminski, Rosane
Sá Neto, Arthur Autran Franco de
Souza, Carlos Roberto Rodrigues de
Titre en portugais
O Cinema de Silvino Santos (1918 - 1922) e a representação amazônica: história, arte e sociedade
Mots-clés en portugais
Amazônia
cinema brasileiro
documentário
história cultural
Silvino Santos
Resumé en portugais
Essa tese investiga a representação da região amazônica nos filmes longas-metragens documentais do cineasta luso-brasileiro Silvino Santos Amazonas, maior rio do mundo (1918-1920) e No paiz das Amazonas (1921/1922), considerando sua dimensão histórica e estética. Busca-se discutir as particularidades apreendidas em cada um deles por meio da análise fílmica e à luz da história e das tradições discursivas sobre a região enfocada. As análises empreendidas procuraram demonstrar o multifacetado trânsito de referências históricas e culturais que se encontram na origem da criação cinematográfica de Silvino Santos e das elites locais com os quais se relacionou. Foram utilizados elementos diversos, oriundos de relatórios oficiais, críticas de jornais, livros, fotografias, pinturas, cartões postais que corroboram diversas estratégias de filmagens, sejam elas "documentais", ficionalizantes, encenadas etc.. Buscou-se dar a ver o trânsito complexo de raízes, procedimentos e efeitos reconhecidos nos objetos tratados. Bem como buscou-se atentar para a relação dos discursos fílmicos com o contexto colonialista vigente no cinema dito silencioso. O percurso da pesquisa apresenta também um estudo panorâmico sobre as principais produções discursivas, sobretudo visuais, que remontam ao final do século XIX, auge da economia da borracha e período da implementação da propaganda moderna financiada e demandada pelas elites governamentais e comerciais do Amazonas. Considerações da Nova História do Cinema, História Cultural e História Social da Arte foram tomadas como referenciais teóricos.
Titre en anglais
The Cinema of Silvino Santos (1918-1922) and the Amazonian representation: history, art and society
Mots-clés en anglais
Amazon
Brazilian cinema
Cultural History
documentary
Silvino Santos
Resumé en anglais
This thesis investigates the representation of the Amazon region in the documentary feature films of the Portuguese-Brazilian filmmaker Silvino Santos Amazonas, maior rio do mundo (1918-1920) and No paiz das Amazonas (1921/1922), considering its historical and aesthetic dimension. It seeks to discuss the particularities apprehended in each of them through the filmic analysis and the light of the history and the discursive traditions about the focused region. The analyzes attempted to demonstrate the multifaceted transit of historical and cultural references that are at the origin of the cinematographic creation of Silvino Santos and the local elites with whom he related. Various elements were used, from official reports, criticisms of newspapers, books, photographs, paintings, postcards that corroborate diverse strategies of filming, whether they are "documentary", ficionalizantes, staged etc. The aim was to show the complex transit of roots, procedures and effects recognized in the treated objects. As well as an attempt was made to look at the relation of the filmic discourses with the current colonialist context in the so-called silent film. The course of the research also presents a panoramic study on the main discursive productions, mainly visual, dating back to the end of the 19th century, the boom of the rubber economy and the period of implementation of the modern propaganda financed and demanded by the governmental and commercial elites of Amazonas. Considerations of the New History of Cinema, Cultural History and Social History of Art were taken as theoretical references.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
SavioLuisStocoVC.pdf (5.41 Mbytes)
Date de Publication
2019-07-31
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.