• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2013.tde-27022014-164638
Documento
Autor
Nombre completo
Claudia Erthal
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Franco, Marilia da Silva (Presidente)
Becker, Valdecir
Soares, Rosana de Lima
Título en portugués
Um domingo qualquer - estratégias de grade de programação de televisão aberta no Brasil
Palabras clave en portugués
Audiovisual
Comunicação
Estudos de TV
Grade de Programação. Televisão Brasileira. TV aberta. Domingo. Hábito de ver TV. Relação Telespectador/Programação. Tradição.
Teoria do Metáporo
Resumen en portugués
Pesquisa em Comunicação na área de Meios de Processos Audiovisuais que estuda as estratégias de grade de programação de domingo na TV aberta brasileira. Ênfase no domingo em virtude de ser o dia com maior número de telespectadores ligados e por ser um dos dias com maior visibilidade dos produtos veiculados. As principais linhas teóricas utilizadas na interpretação da pesquisa tratam da formação do hábito de ver televisão, do contrato afetivo entre o fluxo da grade de programação e o telespectador e do Princípio da Razão Durante através da teoria do Metáporo. Texto multidisciplinar que reúne teóricos de Comunicação, Estudo de TV, Estudos Culturais, Sociologia, Filosofia para construir um corpo teórico que trata de entender estratégias utilizadas pelas emissoras para montar a grade de programação e de como a grade se torna um específico da TV, um produto audiovisual único e fluído e uma forma discursiva estratégica das empresas de comunicação.
Título en inglés
Any Given Sunday: Broadcast Brazilian TV Programming Strategies. São Paulo, 2013. Dissertation
Palabras clave en inglés
Audiovisual
Brazilian Television
Broadcast TV
Communication
Metaporo Theory
Programming Grid
Sunday
TV Studies
Watching TV Habit Relação Viewer/Programming.Tradition.
Resumen en inglés
Research in Communication within the Audiovisual Media Process area focused on the broadcast Sunday Brazilian TV programming strategies. It emphasizes the Sunday programming due to be the day with the largest number of viewers watching TV and due to one of the days that gets more visibility to the media products and production. The main theoretical lines used in the research are about the habit of watching TV, the emotional contract established between the programming flow and the TV viewer and also the Princípio da Razão Durante (Ongoing Principle) through the Metaporo´s theory. Multidisciplinary text gathering theories from Communication, TV Studies, Cultural Studies, Sociology and Philosophy to build a theoretic body of work to understand the strategies used by the TV stations and networks to form the programming grid and how the grid becomes TV´s specific language, one fluid and exclusive audiovisual product and also an strategic discursive form belonging to the communication enterprises.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
ClaudiaErthal.pdf (2.59 Mbytes)
Fecha de Publicación
2014-03-07
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.