• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-26122019-121129
Document
Auteur
Nom complet
Juliana Martinatti Penna
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Avancini, Atilio José (Président)
Cruz, Adriano Charles da Silva
Silva, Wagner Souza e
Titre en portugais
"Um Dia na Vida": material gravado como filme para pesquisas futuras
Mots-clés en portugais
cinema
Eduardo Coutinho
hibridização
montagem
televisão
Um Dia na Vida
Resumé en portugais
O filme Um Dia na Vida, de Eduardo Coutinho (1933-2014), exibido em sessão única na Mostra de Cinema de São Paulo de 2010, é uma colagem de trechos de comerciais e programas de televisão aberta gravados pelo cineasta em um único dia (1 de outubro de 2009) e editados de forma a apresentar um resumo da produção de sentidos recebida pelo telespectador brasileiro. A sobreposição dos recortes da programação televisiva, marcada pela transição intensa e rápida de um tipo de conteúdo a outro, ao ser exibida em um cinema, ambiente designado às produções cinematográficas, torna o filme Um Dia na Vida uma demonstração empírica e tátil das diferenças profundas de formatação entre TV e cinema, que persistem até hoje, mesmo em um contexto de hibridização entre cinema e televisão. O objetivo é identificar e analisar a produção (conteúdo, montagem e edição), circulação e a recepção de sentidos de Um Dia na Vida de Eduardo Coutinho. A dissertação pretende analisar a iconografia e iconologia de trechos selecionados, que poderão revelar construções de sentido possíveis; e situar o filme como obra essencial no estudo sobre as diferenças de formato entre cinema e televisão, não somente referentes ao período em que o filme foi realizado (2010), mas também aplicáveis ao conteúdo televisivo produzido desde sua origem. Pretende-se, também, explorar os limiares estéticos e técnicos entre conteúdos produzido para televisão e cinema, a fim de contribuir para a discussão e pesquisa sobre as diferenças entre as duas mídias.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
A Day in Life
Eduardo Coutinho
film
hybridization
montage
television
Resumé en anglais
Eduardo Coutinho's A Day in the Life (Um Dia na Vida), screened on a single session at the 2010 São Paulo Film Festival, is a collage of excerpts of commercials and open television programs recorded by the filmmaker in a single day (October 1, 2009). It was edited to present a summary of the average television content which is received by the Brazilian viewer. The overlap of television clips, marked by the intense and rapid transition from one type of content to another, when shown in a movie theatre, an environment designed to exhibit film productions, turns the experience into an empirical and tactile demonstration of the profound differences of format between television and film. Those differences persist even in a context of hybridization between both medias. The objective is to identify and analyze the production (selection, montage and editing), circulation and reception of meanings of Eduardo Coutinho's A Day in the Life. The dissertation intends to analyze the iconography and iconology of selected passages, which may reveal possible constructions of meaning; and situate the film as an essential work in the study of the format differences between film and television, not only referring to the period in which the film was made (2010), but also applicable to television content produced since its beginning. Also, explore the aesthetics and technical thresholds between content produced for television and cinema, in order to contribute to the discussion and research on the differences between the two media.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-12-26
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.