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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2015.tde-26112015-125349
Document
Auteur
Nom complet
Roderick Peter Steel
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Avancini, Atilio José (Président)
Fernandes, Patrícia Moran
Silva, Vagner Goncalves da
Titre en portugais
Entre o corpo ritual e o corpo digital: mediações da imagem sagrada no candomblé
Mots-clés en portugais
candomblé
cinema expandido
fotografia
transe
vídeo-instalação
Resumé en portugais
Esta dissertação se limita a registros de experiências e relatos documentais para evidenciar como as novas tecnologias alteram a prática religiosa, e refletir sobre a ressignificação de imagens sagradas do candomblé quando transitam entre meios audiovisuais e seus processos. A pesquisa objetiva seguir por trajetórias de registros do corpo humano em transe por diferentes dispositivos em diversos meios eletrônicos, para reuni-los em uma exposição de fotografias, vídeo e documentário expandido em múltiplas telas e diversos espaços dentro de uma série de instalações. O estudo amplia fronteiras entre o registro documental do evento religioso e sua reconstrução dentro do espaço expositivo, criando teias de relações entre as linguagens do cinema, fotografia, artes visuais e antropologia em espaços arquitetônicos complexos para potencializar uma experiência imersiva e sensorial.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
candomblé
expanded cinema
photography
trance
video-installation
Resumé en anglais
This dissertation focuses on documentary records of experiences and interviews to examine how new technologies are changing religious practices, and how sacred images in the African-Brazilian religion of candomblé are being re-signified in transit between different eletronic and digital media. The research aims to chart the visual documentation of the human body in trance, generated by a wide variety of different devices, as it journeys through different media. The result of this study will generate an exhibition in which photography, video and documentary film will roam freely over multiple screens and various spaces within a particular venue. The study wishes to expand the boundaries between the documentation of a religious event and its reconstruction within the exhibition space, exploring multi-tiered relationships between cinema, photography, visual arts and anthropology in complex environments, in order to maximize the potential of an immersive, sensory experience.
 
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Date de Publication
2015-11-26
 
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