• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2016.tde-22092016-144544
Documento
Autor
Nombre completo
Carolina Dias de Almeida Berger
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Fernandes, Patrícia Moran (Presidente)
Basbaum, Sergio Roclaw
Bastos, Marcus Vinicius Fainer
Lopes, Elisabeth Silva
Nóbrega, Carlos Augusto Moreira da
Título en portugués
O princípio das modalidades de presença poética: da performatividade à formação da mente corporificada no audiovisual
Palabras clave en portugués
intermedialidade
multimidialidade
performance audiovisual
performatividade e presença
Resumen en portugués
A presente pesquisa teórico-prática apresenta uma análise interdisciplinar da poética de obras de performance audiovisual, multimídia e intermídia, com ênfase em como a performatividade e a presença do artista na execução de sua obra estão imbricados na forma do trabalho, cuja composição é permeada por questões relacionadas ao seu dispositivo técnico. Ao abordar situações específicas de obras que imprimem movimento à forma final, a partir das quais consideramos evidenciarse a manifestação da "mente corporificada" do criador e inventor como ponto de conexão entre poética e meios empregados para sua execução, chegamos ao princípio das modalidades de presença poética, a partir do qual discutimos as relações entre corporalidade, performatividade e dispositivo técnico. Através de processo laboratorial de instauração de poética de trilogia de performances multimídia intitulado #LiveLivingPerformanceProject chegamos aos pontos teóricos relevantes do trabalho, entre eles os conceitos de mente corporificada (embodied mind), duplo digital (digital double), digital self e audiovisualidade sincrética digital. O projeto artístico multimídia resultante da pesquisa erige-se em um simbolismo transcendental, de livre adaptação e interpretação de arquétipos de mitologias femininas afrobrasileiras e a partir de especificidades da sabedoria dos povos originários, todos relacionados com os elementos da natureza, que serão foco central de instauração de poética do projeto. Calcados nos elementos da natureza, como forças fundantes de personificações simbólicas e psíquicas, demonstraremos como chegamos ao cerne da poética instaurada em #LiveLivingPerformanceProject ao longo do processo de investigação. Ao experimentar variadas interfaces digitais e sistemas audiovisuais, cruzando nossa experiência prática com observação de processos de instauração de trabalhos de performance, formamos nossa análise através da coesão entre processos práticos e operacionalização de conceitos de diferentes campos da filosofia, das artes das imagens em movimento e das performance arts que discutem questões como visibilidade, multimidialidade, intermedialidade, dispositivo técnico, poética, presença e duplo digital.
Título en inglés
Principle of the Poetics Presence Modality: From Performativity to the Formation of the Embodied Mind in the Audiovisual.
Palabras clave en inglés
audiovisual performance
intermediality
Multimediality
performativity
presence
Resumen en inglés
This practice-based thesis introduces an interdisciplinary analysis of the poetics of audiovisual performance, multimedia and intermedia works. Emphasizing on how the performativity and the presence of the artist in the execution of his work are intertwined in the form of the work; whose composition is permeated by issues related to its technical device. When discussing specific work situations that attach movement to the final shape; from which we consider evidencing the manifestation of the creator / inventor's "embodied mind" as the connection point, between poetic and the means employed for its execution, we come to the principle of presence modalities, from which we discuss the relationship between corporeality, performativity and technical device. By means of a laboratorial process to establish the trilogy of multimedia performance poetics, entitled #LiveLivingPerformanceProject, we come to the theoretical points that are relevant to the work, as embodied mind, digital double, digital self and digital syncretic audiovisuality. The multimedia artwork that results from the research is built in a transcendental symbolism. Of free adaptation and interpretation of the mythology of female African- Brazilian archetypes, as well as influences of the knowledge of native American peoples; all related to the elements of nature, that will be the central focus of the introduction of the poetics of the project. Paved with the elements of nature as the psychic and symbolic personifications founding forces, we will demonstrate how we got to the heart of the poetics, which is established throughout the research process. When experimenting with various digital interfaces and audiovisual systems, crossing our practical experience by observing establishment processes of performance projects, we form our analysis through the cohesion between practical processes, and operational concepts from different fields of philosophy, arts of moving images and performance arts, which discuss issues such as visibility, multimediality, intermediality, technical device, poetics, presence and digital double.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-09-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.