• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2018.tde-22022018-171553
Documento
Autor
Nome completo
Mayara Fior Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Rosa, Almir Antonio (Presidente)
Laurentiz, Silvia Regina Ferreira de
Sarubbo, Mauro Alejandro Baptista y Vedia
Título em português
Raccords e faux raccords e a construção do discurso na montagem cinematográfica
Palavras-chave em português
cinema
discurso
faux raccord
montagem
Resumo em português
A montagem cinematográfica foi um advento que mudou os rumos da história do audiovisual. O processo de edição e montagem possui uma importância ímpar na constituição da linguagem audiovisual. Modificada desde Méliès e aperfeiçoada ao longo do tempo, a montagem cinematográfica se tornou um dos pilares sobre os quais se sustentam os estudos de diversos autores dentro da história do Audiovisual, especificamente na história e teoria do cinema. Através da leitura de inúmeras dessas obras, em conjunto com a análise fílmica, podemos constatar que a manipulação do tempo e do espaço durante o processo de montagem de uma obra audiovisual permite a construção de múltiplos sentidos discursivos. Considerando essa relevância da montagem na construção da narrativa fílmica, esse projeto visa refletir sua importância discursiva por meio da análise de um recurso empregado constantemente na montagem: o faux raccord. A evidência do aparato e a adição de sentidos na etapa da pós-produção através da utilização do faux raccord faz com que esse elemento seja fulcral na análise da importância da montagem discursiva. Assim, essa pesquisa busca postular uma precisa definição para o termo, bem como situá-lo na produção teórica e audiovisual ao longo da história. Compreendendo seus usos e aplicações e averiguando de que modo esse elemento gesta nos filmes sentidos discursivos e propicia ao espectador a percepção dessa construção de sentido através da evidência do corte.
Título em inglês
Raccords and faux raccord and the discourse construction in the film editing
Palavras-chave em inglês
cinema
discourse
faux raccord
film editing
Resumo em inglês
Film editing was a invention that changed the course of audiovisual's history. The process of editing has a unique importance in the creation of audiovisual language. Modified since Méliès and improved over time, film editing became one of the pillars in film studies, specifically in history and film theory. By reading many theoretical works, combined with film analysis, we note that the manipulation of time and space during the film editing process of an audiovisual work allows the construction of multiple discursive meanings. Considering the importance of editing in the construction of film narrative, this project is a reflection of discursive importance through the analysis of a resource constantly used in film editing: faux raccord. Therefore, this research seeks to postulate a precise definition for the term, and place it in the theoretical and audiovisual production throughout history. Understanding its uses and applications, and reflecting how this element generates discursive meanings in films and provides the spectator the perception of meaning construction through the evidence of the cut.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-02-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.