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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2018.tde-22022018-170226
Documento
Autor
Nome completo
Amer Nagib Moussa Júnior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Machado, Irene de Araujo (Presidente)
Ferrara, Lucrecia D'Alessio
Palma, Daniela
Título em português
max x luhan: um estudo fotográfico
Palavras-chave em português
Comunicação
Estética
Fotografia
Semiótica
Teoria da informação
Resumo em português
Trata-se de um estudo fotográfico elaborado a partir do cruzamento de alguns principais conceitos das teorias informacionais de Marshall McLuhan presentes em "Os Meios de comunicação como extensões do homem" e Max Bense, em "Pequena estética". A partir de uma explanação básica de fundamentos do movimento da Poesia Concreta e da teoria Semiótica, pretende-se apontar concretude e iconicidade em McLuhan e Max Bense. Poderia a ideia de "o meio é a mensagem" de McLuhan ser associada à "anti-estética do gosto" [Ungefallenaesthetik] de Bense? Também serão confrontados os critérios de ambos para classificação dos meios e objetos artísticos, em relação ao grau de participação do usuário e consequente criatividade e inovação alcançadas. Com o objetivo de propor uma narrativa visual paralela à argumentação teórica, serão apresentados três estudos fotográficos experimentais, cuja linha expositiva busca dialogar com o desenvolvimento das ideias discutidas. Espera-se com este trabalho introjetar mais consciência à produção, ensino e crítica da signagem fotográfica - bem como em diferentes linguagens.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Aesthetics
Communication
Information Theory
Photography
Semiotics
Resumo em inglês
This work comprises a photographic study from the intersection of some of the main concepts of informational theories of Marshall McLuhan present in "Understanding Media" and Max Bense, in "Kleine Aesthetik". From a basic explanation of the foundations of the Concrete Poetry movement and Semiotics, it is intended to point concreteness and iconicity on McLuhan and Bense. Could the idea of "the medium is the message" by McLuhan be associated with Bense's "anti-aesthetic of taste" [Ungefallenaesthetik]? It will also be confronted the criteria of both to classify media and artistic objects, in relation to the degree of user participation and consequent creativity and innovation. Proposing a parallel, graphic narrative to the theoretical argumentation, this dissertation presents three experimental photographic studies, whose visual exhibition line aims to dialogue with the verbal ideas. This work intends to introduce more awareness to the production, teaching and criticism of photographic signage - and other languages as well.
 
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Data de Publicação
2018-02-22
 
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