• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2013.tde-18112013-161946
Document
Auteur
Nom complet
Clara Leonel Ramos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Gervaiseau, Henri Pierre Arraes de Alencar (Président)
Freire, Marcius Cesar Soares
Guimarães, César Geraldo
Hikiji, Rose Satiko Gitirana
Xavier, Ismail Norberto
Titre en portugais
A construção do personagem no documentário brasileiro contemporâneo: autorrepresentação, performance e estratégias narrativas
Mots-clés en portugais
ator social
autorrepresentação
cinema brasileiro
documentário
performance
Resumé en portugais
A pesquisa tem por objetivo investigar o processo de construção de personagens na produção documentária brasileira contemporânea a partir da noção de autorrepresentação do sujeito filmado, tendo como hipótese inicial a ideia de que o estatuto da personagem no filme se define a partir da tensão entre a performance da pessoa real, seu projeto de atuação e as estratégias enunciativas do autor. Partindo da apresentação de uma proposta de definição da autorrepresentação - que rejeita a premissa de que a encenação deva ser analisada dentro do binômio de verdade e falsificação - a pesquisa se desenvolve tendo como recurso fundamental a análise fílmica imanente. Foram selecionados quatro filmes brasileiros contemporâneos como corpus central de análise: Entreatos (João Moreira Salles, 2004), Juízo (Maria Augusta Ramos, 2007), Serras da Desordem (Andréa Tonacci, 2008) e Jogo de Cena (Eduardo Coutinho, 2007). As análises fílmicas se organizam a partir dos diferentes níveis de consciência dos sujeitos filmados em relação à própria performance e buscam investigar até que ponto essa consciência implica num maior ou menor nível de autenticidade. Conectando os dois eixos centrais de reflexão - do desempenho e das estratégias enunciativas que o transcendem - se coloca a questão que sintetiza o desafio maior da pesquisa: como avaliar o quão bem representada é uma pessoa?
Mots-clés en anglais
Brazilian cinema
documentary film
performance
selfrepresentation
social actor
Resumé en anglais
The present study aims at investigating the character construction process in contemporary Brazilian documentary film production from the notion of self-representation of the filmed subject, sustaining as initial hypothesis the idea that the status of the character in the film is defined by the tension between the performance of the real person, his acting project and the enunciative strategies of the author. Starting with the presentation of a proposed definition of selfrepresentation - which rejects the assumption that acting should be analyzed within the binomial real or fake -, the research develops, relying on immanent film analysis as fundamental resource. We have selected four contemporary Brazilian films as the central analysis corpus: Entreatos (João Moreira Salles, 2004), Juízo (Maria Augusta Ramos, 2007), Serras da Desordem (Andrea Tonacci, 2008) and Jogo de Cena (Eduardo Coutinho, 2007). Filmic analysis is organized by the different levels of consciousness of the filmed subjects in relationship to their own performance and seeks to investigate to what extent this awareness implies a higher or lower level of authenticity. By connecting the two central axes of reflection - performance and the enunciative strategies that transcend it -, the question that synthesizes the major challenge of the research arises: how to evaluate how well a person is represented?
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2013-11-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.