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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2015.tde-17112015-105208
Documento
Autor
Nome completo
Thalles Gomes Camêllo da Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Hamburger, Esther Imperio (Presidente)
Gervaiseau, Henri Pierre Arraes de Alencar
Sá Neto, Arthur Autran Franco de
Título em português
Cantos de trabalho no cinema brasileiro: uma análise das obras de Humberto Mauro e Leon Hirszman
Palavras-chave em português
Cantos de trabalho
Cinema brasileiro
Humberto Mauro
Leon Hirszman
Resumo em português
O objetivo principal desta dissertação é construir uma reflexão acerca das representações cinematográficas dos cantos de trabalho camponeses no cinema brasileiro, tendo como recorte a análise comparativa de sua presença nas obras de Humberto Mauro e Leon Hirszman, e abarcando como questões transversais a discussão sobre o trabalho como matéria prima cinematográfica, a presença do universo camponês na cinematografia brasileira, as distintas significações do canto de trabalho como fenômeno social e artístico, a influência de Humberto Mauro na conformação do modernismo cinematográfico brasileiro e a relevância do mundo do trabalho na obra de Leon Hirszman. Para dar conta desta temática, optou-se por proceder a uma análise fílmica por capítulo, começando pelas obras de Humberto Mauro ­ Aboio e cantigas e Cantos de trabalho ­ passando pela trilogia dos cantos de trabalho de Leon Hirszman e finalizando com a análise de S. Bernardo, mais especificamente de sua sequência final. Desta forma, para além de um estudo comparativo, a dissertação se propõe a construir um quadro complexo e aberto das inter-relações estéticas e sociais entre cinema, canto e trabalho.
Título em inglês
Work songs on brazilian cinema - an analysis of Humberto Mauro and Leon Hirszman filmographies.
Palavras-chave em inglês
Brazilian cinema
Humberto Mauro
Leon Hirszman
Work songs
Resumo em inglês
The main goal of this dissertation is to build a reflection about the cinematic representations of peasants work songs in Brazilian cinema, from the comparative analysis of their presence in the Humberto Mauro and Leon Hirszman filmographies, embracing as crosscutting issues the discussion about the work as raw film material, the presence of peasant universe in Brazilian cinema, the different meanings of the work songs as social and artistic phenomenon, the influence of Humberto Mauro in the Brazilian film modernism and the relevance of the working world in the Leon Hirszman's artistic and intellectual trajectory. To handle this issue, we decided to make a film analysis by chapter, beginnig by Humberto Mauro`s works - Aboio e cantigas e Cantos de trabalho - through the trilogia dos cantos de trabalho of Leon Hirszman and ending with S. Bernardo, more specifically of its final sequence. In this way, in addition to a comparative study, the dissertation intends to build a complex and open picture about social and aesthetic interrelationships between cinema, song and work.
 
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Data de Publicação
2015-11-17
 
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