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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2018.tde-17092018-173941
Documento
Autor
Nome completo
Felipe Augusto de Moraes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Xavier, Ismail Norberto (Presidente)
Betti, Maria Silvia
Machado Junior, Rubens Luis Ribeiro
Morettin, Eduardo Victorio
Sá Neto, Arthur Autran Franco de
Título em português
A Dramaturgia no Cinema Brasileiro (1936-1951)
Palavras-chave em português
cinema brasileiro
critica da cultura
drama
teatro brasileiro
Resumo em português
Com a chegada dos "filmes falados" nos anos finais da década de 20, o cinema brasileiro, que como outros ao redor do mundo vivia então um momento de grande vigor criativo, é obrigado a se reinventar, a praticamente recomeçar. Para os mais puristas, esse recomeço implicou numa recaída do cinema na velha arte teatral; para os mais otimistas, representou a consagração do dispositivo cinematográfico como o modo mais moderno e efetivo de dramatização. O cinema narrativo, com o acréscimo do som sincronizado, ao contrário das previsões iniciais, atinge rapidamente um novo estágio de popularidade. Esta pesquisa estuda de que modo nas duas décadas que se seguiram a novidade do 'cinema falado', a dramaturgia do filme e a dramaturgia teatral dialogaram entre si para a construção de modelos dramáticos que pudessem atender as expectativas de um novo tipo de público, mais urbano e cosmopolita, num país que rapidamente buscava superar seu passado rural e as estruturas sociais e mentais a ele associadas.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Brazilian cinema
Brazilian theatre
cultural criticism
drama
Resumo em inglês
With the arrival of "talkies" in the final years of the 1920s, Brazilian cinema, which like others around the world was living in a moment of great creative vigor, is forced to reinvent itself, practically starting again. To the more purists, this new beginning implied a relapse of the cinema into the old theatrical art; for the most optimistic, represented the consecration of the cinematographic 'dispositif' as the most modern and effective mode of dramatization. Narrative cinema, with the addition of synchronized sound, unlike initial predictions, quickly reaches a new stage of popularity. This research studies how, in the two decades that followed the novelty of sound film, the dramaturgy of the film and theatrical dramaturgy interacted with each other to construct dramatic models that could meet the expectations of a new type of audience, more urban and cosmopolitan, in a country that quickly sought to overcome its rural past and the social and mental structures associated with it.
 
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Data de Publicação
2018-09-17
 
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