• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2012.tde-16052012-151737
Documento
Autor
Nombre completo
Rafael Luis Pompeia Gioielli
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Sousa, Mauro Wilton de (Presidente)
Correa, Elizabeth Nicolau Saad
Monzoni Neto, Mario Prestes
Oliveira, Paulo Roberto Nassar de
Sakamoto, Leonardo Moretti
Título en portugués
Empresa, sociedade e comunicação: debates e tendências na transição pós-moderna
Palabras clave en portugués
Comunicação empresarial
Governança corporativa
Pós-modernidade
Responsabilidade Social Empresarial
Sociedade em rede
Resumen en portugués
Na medida em que o século XXI avança, a sociedade contemporânea passa por transformações socioculturais importantes que gradativamente a distanciam do contexto que caracterizou a modernidade-industrial. Entre outros desdobramentos da transição pós-moderna, a relação entre empresa, sociedade e comunicação se transforma. Uma das dimensões deste fenômeno é a emergência de um modelo específico de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), denominado neste trabalho de modelo dinâmico-interativo de RSE. Fundamentado em uma abordagem políticocontratual, prevê um processo permanente de negociação por meio do qual as responsabilidades mútuas entre empresa e sociedade se definem dinamicamente. Paralelamente, a disseminação das novas tecnologias da comunicação e das redes propicia a emergência de um sistema informal de controle sobre as corporações o qual opera na esfera pública mediática por meio da mobilização política da sociedade civil. A este sistema emergente denominamos de governança corporativa extrainstitucional. Frente a estes dois processos, a prática da comunicação empresarial encara desafios que sinalizam para os limites do seu paradigma de origem funcionalista. Por conta disso, advoga-se pela necessidade de adoção de um novo paradigma para a comunicação empresarial capaz de reconhecê-la não mais como instrumento de gestão, mas como um processo social de construção de sentidos. Para identificar se e como o contexto de transição sociocultural é interpretado pelo mercado e qual é o seu eventual impacto nas práticas de comunicação empresarial, foi realizada pesquisa de campo que coletou dados em onze entrevistas em profundidade com dirigentes de comunicação de grandes empresas em operação no Brasil. O objetivo foi sintetizar uma teoria fundamentada nos dados capaz de dialogar com as proposições conceituais acima descritas. As conclusões do trabalho buscam comparar as constatações empíricas e teóricas, refletindo sobre os desafios e contribuições da comunicação empresarial no novo contexto da relação empresa-sociedade.
Título en inglés
Business, Society and Communication: debates and trends in the context of postmodern transition.
Palabras clave en inglés
Corporate Communication
Corporate Governance
Corporate Social Responsibility
Network Society
Postmodernity
Resumen en inglés
As the century XXI progresses, contemporary society gradually pass through important socio-cultural transformations which farther them from the context of modern-industrial society. Among other consequences of the postmodern transition, the relationship between business, society and communication transforms itself. One dimension of this phenomenon is the emergence of a specific model of Corporate Social Responsibility (CSR), named in this research as the interactive-dynamic model of CSR. Based on a political approach, this model provides a permanent process of negotiation through which mutual responsibilities between business and society are defined in a dynamic way. At the same time, the spread of new communication technologies and networks enables the emergence of an informal system of control over the corporations that operate in the public media sphere by political mobilization of civil society. This emerging system we named as extrainstitucional corporate governance. Regarding these two emerging processes, practice of corporate communication faces challenges that point to the limits of its original functionalist paradigm. Because of this, the author suggests the need of a new paradigm for the corporate communication capable of recognize itself no longer as a management tool, but as a social process of meaning construction. In order to identify whether and how the context of socio-cultural transition is understood by the market and what is its possible impact on business communication practices, a survey was conducted and data was collected in eleven in-depth interviews with communication chief officers of major companies operating in Brazil. The aim of thus survey was to synthesize a grounded theory capable of dealing with the conceptual propositions described above. The conclusions of this work seek to compare empirical and theoretical findings, analyzing challenges and contributions of corporate communication in the new context of the business-society relationship.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-05-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.