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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-15052017-155429
Documento
Autor
Nome completo
Philippe Barcinski
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Mourão, Maria Dora Genis (Presidente)
Rewald, Rubens Arnaldo
Cardenuto Filho, Reinaldo
Título em português
A dialética narrativa do cinema de montage e de découpage - das vanguardas do cinema mudo ao filme de suspense e terror contemporâneos
Palavras-chave em português
-
Resumo em português
Esta dissertação analisa os conceitos de cinema de montage (herança de procedimentos de montagem do cinema de avant-garde dos anos 1920) e cinema de découpage (herança do estabelecimento de cenas contínuas a partir do início do cinema falado), conforme desenvolvido pelo teórico americano David Bordwell. A dissertação elenca, ao longo da história do cinema, alguns dos principais cineastas que, dentro de um cinema narrativo de ampla difusão, equilibraram esses dois procedimentos. A trajetória proposta conduz ao cinema contemporâneo de terror e suspense, sustentando a idéia que estes são alguns dos gêneros mais propícios para o equilibrio de montage e découpage. Paralelamente, a dissertação analisa a trajetória dos filmes de seu autor, Philippe Barcinski. De seus primeiros curta-metragens (exercícios de montage) passando pelo seu primeiro longa-metragem (exercício de equilíbrio de cenas de montage e de découpage), a dissertação cria uma base teórica para seu próximo longametragem, em desenvolvimento, uma adaptação literária de um filme de suspense e terror.
Título em inglês
Narrative dialectic of film of montage and of découpage - from silent era avant-garde to contemporary horror and thriller movies.
Palavras-chave em inglês
-
Resumo em inglês
This work analyzes David Bordwell's concepts of montage (legacy of procedures of avant-garde cinema of the 1920s) and découpage (legacy of procedures of establishing continuity scenes from the beginning of the talkies). The text searches, throughout different moments of film history, some of the main director that, in narrative widely disseminated films, arranged those two procedures. The proposed path leads to the contemporary cinema of horror and suspense, supporting the idea that these genres naturally balances montage and découpage scenes. At the same time, the text analyzes the trajectory of its author, Philippe Barcinski, as a filmmaker. From his early short films (montage exercises) through his first feature film (which balances scenes of montage and découpage), the text proposes a theoretical basis for his next feature film in development, a literary adaptation for a thriller and horror movie.
 
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PHILIPPEBARCINSKI.pdf (4.14 Mbytes)
Data de Publicação
2017-05-17
 
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