• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2011.tde-14122011-215922
Documento
Autor
Nome completo
Rubem Rabêllo Maciel de Barros
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Morettin, Eduardo Victorio (Presidente)
Moraes, José Geraldo Vinci de
Xavier, Ismail Norberto
Título em português
A (re)construção do passado: música, cinema, história
Palavras-chave em português
Cinema
Documentário
Filme Experimental
Found Footage
História
Música
Resumo em português
Este trabalho analisa os usos do material de arquivo, as construções discursivas e a visão historiográfica deles decorrentes em dois filmes dedicados a personagens da música popular brasileira, em particular do samba: o curta-metragem A voz e o vazio: A vez de Vassourinha (1998), de Carlos Adriano, e o longa-metragem Cartola, música para os olhos (2006), de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda. Os dois filmes estão construídos a partir de uma perspectiva da estética found footage, com o material de arquivo operando como base indicial para novos arranjos de sentido na interpretação da história. A análise busca identificar os nexos criados pelas duas obras e a variada gama de diálogos culturais que podem ser inferidos de sua leitura. Em destaque, o lugar que a música popular ocupa na cultura urbana brasileira. Ao fazê-lo, o trabalho identifica matrizes estéticas comuns, como o cinema de invenção de Julio Bressane, mas que resultam em diferentes abordagens historiográficas: uma, signatária de uma visão pós-moderna; a outra, mais próxima a uma atualização da crônica histórica.
Título em inglês
A (re)construção do passado: música, cinema, história
Palavras-chave em inglês
Cinema
Documentary Film
Experimental Film
Found Footage
History
Music
Resumo em inglês
This dissertation analyses the use of archive material, the discursive constructions and the resulting historiographic vision in two films dedicated to personalities from Brazilian Popular Music, particularly from samba: the short film The voice and the void: Vassourinhas turn (1998), by Carlos Adriano, and the feature film Cartola, music for the eyes (2006), by Lírio Ferreira and Hilton Lacerda. Both films were assembled from the perspective of found footage aesthetic, in which the archive material indicates new arrangements of meaning for the interpretation of the story.The analysis aims to identify the nexuses created by the two works and the varied range of cultural dialogues that may be inferred from their interpretation. Special attention is given to the place of popular music in Brazilian urban culture. As a result, common aesthetic matrixes are identified, such as Julio Bressanes cinema of invention, resulting, however, in different historiographic approaches: one, signatory of a post-modern vision; the other, more similar to an update of historic chronicles.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-02-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2014. Todos os direitos reservados.