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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2011.tde-14032013-101055
Documento
Autor
Nome completo
Krishna Gomes Tavares
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Gervaiseau, Henri Pierre Arraes de Alencar (Presidente)
Eugênio, Marcos Francisco Napolitano de
Soares, Rosana de Lima
Título em português
A luta operária no cinema militante de Renato Tapajós
Palavras-chave em português
cinema militante
documentário
educação sindical
história do Brasil
movimento sindical
Resumo em português
Este trabalho de pesquisa pretende desenvolver uma análise de cinco documentários realizados pelo cineasta Renato Tapajós, entre 1977 e 1982, em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema: "Acidente de Trabalho" (1977), "Trabalhadoras Metalúrgicas" (1978), "Greve de Março" (1979), "A luta do Povo" (1980) e o longa-metragem "Linha de Montagem" (1981). O objetivo é refletir sobre essa experiência de produção de filmes militantes, destinada à educação sindical, durante a Ditadura Militar no Brasil. Para isso, procuraremos identificar como se configura o ponto de vista dos documentários. Partiremos da análise da relação entre as temáticas apresentadas e as diferentes locuções que os filmes articulam, para investigar como o aspecto político e ideológico da representação da afirmação da identidade sindical, de contestação social e de rearticulação do movimento sindical no ABC durante o regime militar é elaborado e organizado. Finalmente iremos relacionar algumas das referidas obras de Renato Tapajós com outros modos de representação do operariado paulista presentes na produção cinematográfica brasileira no fim da década de 70.
Palavras-chave em inglês
Brazilian history
committed cinema
documentary
union activity
union education
Resumo em inglês
This research aims to develop an analysis of five documentaries made by filmmaker Renato Tapajós, between 1977 and 1982, in partnership with the Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema (Metalworkers Union): "Acidente de Trabalho" (Labour Accident) (1977), "Trabalhadoras Metalúrgicas" (Women Metalworkers) (1978), "Greve de Março" (Strike in March) (1979), "A luta do Povo" (The struggle of the People) (1980) and the feature film "Linha de Montagem" (Assembly line) (1981). For this, we will identify how the point of view configures itself on those documentaries. Based on the analysis of the relationship between the issues presented and the different voices that the films articulate, we intent to investigate how the political and ideological representation of the union identity statement, social contestation and the rearticulation of the union activity on ABC during the military regime was prepared and organized. Finally, we will relate some of these films of Renato Tapajós with other modes of representation from the metalworkers present in São Paulo Brazilian films in the late 70's.
 
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Krishna.pdf (1.00 Mbytes)
Data de Publicação
2013-03-14
 
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